576 adolescentes cumprem medida socioeducativa de internação no Paraná

Agência Estadual de Notícias
Adolescentes do Cense São Francisco recebem documento de reservista. Foto: Divulgação

Em maio de 2015 o Livre.jor noticiou que o Paraná tem 1.032 vagas para jovens em medida socioeducativa. No texto, o jornalista José Lázaro Jr. apresentou os números que saíram no Diário Oficial do Estado, mas se ressentia de não ter os dados sobre o número de adolescentes que estariam de fato cumprindo pena de restrição de liberdade em Centros de Socioeducação e Casas de Semiliberdade. O ressentimento do jornalista tinha razão de existir. No dia 2 de abril de 2015, a equipe do Livre.jor fez o pedido de informação 14837/2015, justamente com o objetivo de saber do governo do Paraná o número de adolescentes que estavam cumprindo medidas socieducativas.

Eis que a resposta chegou e com 267 dias de atraso nós ficamos sabendo que atualmente, 576 adolescentes estão cumprindo medida socioeducativa de internação no Paraná. Além disso, a resposta da Secretaria de Justiça informa ainda que os principais atos infracionais cometidos são roubo (23,49%), tráfico de drogas (15,68%) e roubo agravado (13,79%).

A resposta ao requerimento do Livre.jor informa também que das 1.032 vagas de medidas socioeducativas de privação e restrição de liberdade, 152 estão interditadas e 89 reservadas ao poder judiciário. Essas vagas estão subdivididas em internação (628), internação provisória (359) e semiliberdade (133).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + um =