58,2% dos servidores universitários ganham abaixo da média divulgada pelo governo

O governo do Paraná, ao divulgar que a “média salarial dos servidores universitários é de R$ 7,3 mil” tenta homogeneizar uma situação salarial que é diversa. Existe uma piada que diz que se há uma pessoa com os pés no forno e a cabeça no congelador, na média, sua temperatura é agradável. Como piada, não é assim tão boa, mas é um bom aforismo que alerta aos perigos da média.

Com base exclusivamente nos vencimentos do mês de maio – que é a única informação disponível no Portal da Transparência do governo do Paraná, o Livre.jor fez um levantamento mais detalhado das remunerações destes professores e servidores das universidades estaduais. Fazendo o cálculo da mediana, nota-se que metade destes servidores ganha menos de R$ 6.613,45, e a outra metade – naturalmente – recebe salários acima deste valor.

Com esse raciocínio na ponta do lápis, percebe-se que 58,5% dos servidores universitários ganham menos que a remuneração média divulgada pelo governo estadual. Mais especificamente, é este o gráfico que representa a renda mensal destes servidores:

Universitários

Os dados extraídos do Portal indicam que há, no Estado, 16.082 servidores e professores nas universidades estaduais. 85% deste efetivo está lotado em quatro universidades do estado: UEL; UEM; UEPG; e Unioeste. O restante está dividido nas outras universidades e faculdades do estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + dezessete =