Now Reading
Abril: Cidades infectadas pelo Covid-19 no PR triplicaram; 131 municípios têm casos confirmados

Abril: Cidades infectadas pelo Covid-19 no PR triplicaram; 131 municípios têm casos confirmados

No final de abril, 131 dos 399 municípios do Paraná tinham casos confirmados de Covid-19 – que é a doença causada pelo novo coronavírus, o Sars-CoV-2. Um mês antes, em 31 de março, o número de cidades infectadas era três vezes menor – apenas 43. Os números constam no boletim oficial do governo estadual, publicado pela Secretaria da Saúde [link aqui]. Isto mostra a rápida interiorização da doença, que é mais perigosa quando contagia cidades com sistemas de saúde menos estruturados que o dos grandes centros urbanos.

As cinco cidades com mais contágio, no Paraná, têm menos de 10 mil habitantes: Santo Antônio do Caiuá (10 casos e 1 morte, numa população de 2,6 mil), São João do Caiuá (19 casos e 1 morte, numa população de 5,8 mil), Amaporã (13 casos, numa população de 6.2 mil), Santa Mônica (8 casos e 1 morte, numa população de 3,9 mil) e Ibema (11 casos numa população 6,3 mil).

Para saber onde o contágio é maior, basta calcular o número de casos por 100 mil habitantes, que é uma fórmula matemática para comparar conjuntos de grandezas diferentes. Por exemplo, Curitiba, no dia 30 de abril, tinha 444 casos confirmados e 20 óbitos. Mas como a capital tem 1,9 milhão de habitantes, isto significa 22,9 diagnósticos por 100 mil habitantes. Em Santo Antônio do Caiuá, o resultado é 378,6 – um contágio 16 vezes maior.

O alerta é importante, pois por mais que o Paraná ainda não enfrente situações dramáticas como as vividas em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Amazonas, é o cuidado redobrado que pode salvar vidas. Acompanhar diariamente as notícias sobre o novo coronavírus pode diminuir a percepção da velocidade do contágio, por isso na Livre.jor optamos por fazer balanços mensais. No fim de março, eram 179 casos confirmados e 3 óbitos. Em abril, pulamos para 1.407 casos (8 vezes mais pessoas com a doença) e 86 óbitos (28 vezes mais mortes em apenas 30 dias).

See Also

Para acompanhar diariamente os dados por município do Paraná, sugerimos a plataforma Brasil.IO, que compila os números do governo do Paraná [link aqui]. Há também a opção de visualizá-los no mapa [link aqui].

Mapa do contágio no Paraná. Clique para conferir os dados em Brasil.IO