Acadêmicos de Direito terão ajuda do Livre.jor em pedidos de informação

A equipe do Livre.jor esteve novamente, no último sábado (25), no Centro Universitário Unibrasil. Desta vez, a atividade foi com estudantes do Curso de Direito, que integram um grupo de estudos intitulado “Informação e Poder”, e desejavam saber um pouco mais sobre a rotina de solicitar informações de órgãos públicos.  O convite para que eu, João e Rafael fossemos até lá veio do  professor Rui Bittencourt.

Em duas horas, conversamos sobre o propósito do Livre.jor e nossas experiências pessoais à frente do projeto, que há mais de um ano acompanha sistematicamente a divulgação de dados públicos relacionados ao Paraná e suas cidades – em diários oficiais, documentos publicizados ou bancos de informações disponíveis na internet. E, lógico, sobre a campanha #365pedidosdeinformação.

Graças a essa ideia de todos os dias perguntar algo aos órgãos públicos, de todas instâncias e esferas, do município ao governo federal, Rui julgou que teríamos algo a dizer aos membros do grupo de estudo. Até o momento, já são 125 pedidos de informação, com várias respostas pendentes, algumas negativas e metade deles respondida.

As duas horas na manhã de sábado foram insuficientes para cumprirmos nosso objetivo, que era dar atenção individualizada aos dez alunos do grupo – então aguardem novidades por aí, pois continuamos em contato com eles.  Se tudo correr bem, desse grupo de estudos sairão trabalhos inéditos sobre a situação atual da Lei de Acesso à Informação e seus usos. Fiquem de olho!

DSC09653

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + três =