Agepar aprova 25% de aumento da tarifa da Sanepar para oito anos

Agepar

A Agência Reguladora do Paraná (Agepar) aprovou nesta quarta-feira (12) reajuste de 25,63% na tarifa de saneamento para os próximos oito anos. A decisão foi em durante a reunião do conselho diretor da agência reguladora. A ata com os posicionamentos está disponível no site da Agepar.

Ainda neste ano, segundo “Fato Relevante” publicado pela Sanepar hoje (12), a tarifa de saneamento será reajustada em 8,53%. O restante, de acordo com o documento da estatal, será aplicado “de forma linear 2,11% (dois vírgula onze por cento) corrigidos pela SELIC, a ser aplicado concomitantemente ao reajuste anual”.

O percentual aprovado para o primeiro reajuste do total aprovado para os oito anos é cerca de 3% superior ao proposto na Nota Técnica Preliminar RTIP 1/2017, posta em análise e aprovação pela agência. Clique aqui para baixar o documento que contem as justificativas levantadas pela Sanepar para a solicitação do reajuste.

A decisão do reajuste para os próximos anos vem meses após o governo do Paraná vender excedentes de ações na estatal. A movimentação financeira finalizada em janeiro foi de exatos R$ 1.975.163.639,00, referente a venda de 207.911.962 de ações preferenciais. Neste montante estão ações do grupo Dominó, da Andrade Gutierrez e outros.

Das ações vendidas, os fundos de investimentos (45%) e os investidores estrangeiros (38,44%) são os que conquistaram a maior parte das ações, cerca 85% do total, pouco mais de 175 milhões de ações.

Além dos reajustes, na reunião da Agepar também foi aprovada a alteração da estrutura da tarifa, com redução de consumo mínimo faturável, de 10m3, para 5m3 e ainda com o incremento de novas faixas de consumo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + dezessete =