Câmara pode gastar até R$ 28 mil em computadores da Apple para atualizar aplicativos para Iphone e Ipad usados por menos de 900 usuários. De acordo com o edital, a “aquisição dos computadores Apple é necessária para manutenção e desenvolvimento de aplicativos criados pela Câmara dos Deputados para smartphones que fazem uso do sistema operacional (SO) iOS”. O edital de compras dos equipamentos, que podem custar até R$ 7,1 mil a unidade, foi publicado aqui no #ComprasDaSemana aqui no Livre.jor.

Os aplicativos disponíveis para a plataforma são o Câmara Notícias e o Infoleg. Via Lei de Acesso à Informação (LAI), questionamos os números de download e uso dos aplicativos da casa, tanto para o sistema IOs, usado nos aparelhos da Apple, quanto para o sistema Android.

De acordo com a câmara, desde a criação dos aplicativos até 15 de julho deste ano, apenas no sistema IOS o app Câmara Notícias contava com 8.670 downloads e o Infoleg com 10.900 downloads. Já no Android, os aplicativos contavam, respectivamente, com 29.757 download e 26.216 download, ou seja, até quase quatro vezes mais.

Os dados de aparelhos ativos, no entanto, não são os mesmos. Dos que rodam no sistema IOS, segundo dados da câmara, aqueles que estão ativos correspondem a 172 aparelhos para o aplicativo Câmara Notícias e 715 aparelhos para o Infoleg, contra 3.810 e 5.634 dos que roda em Android, respectivamente.

De acordo com a câmara, o número pode estar abaixo do real, uma vez que são contabilizados apenas os dados do “os usuários que permitem envio de informações de seus aparelhos” pela opção “opt-in”. Com isso, com base em estimativa da câmara, a média mensal amplia para 522 de usuários ativos para o app Notícias da Câmara e 2.383 usuários para o Infoleg.

Quanto aos dados de tráfego mensal, o Infoleg registrou média de acesso de 133 mil entre janeiro e julho deste ano, “sendo que 47,5% foram feitos via IOS”. Já no plicativo de notícias da câmara, a casa alega que não há dados de navegação pelo Android, e que o IOS registrou nos últimos sete meses tráfego médio de 2,8 mil acessos. Confira a íntegra da resposta da câmara clicando aqui.

Em destaque