Confira as propostas dos candidatos à prefeitura da sua cidade

Você conhece o plano de governo do seu candidato para a prefeitura da sua cidade para os próximos quatro anos? Então, vá ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), baixe e veja o que ele propõe caso seja eleito.

Apresentar um documento ao TSE com as propostas é uma obrigatoriedade para a candidatura. Isso para quem quer ser eleito a um cargo no executivo, como prefeitos e governadores. A regra é válida desde 2012, e foi determinada por meio da nº 12.034/09.

Para o pleito de 2016, a obrigatoriedade foi reafirmado pelo inciso sexto do artigo 27 da resolução 23.455/15 do TSE, que dispõe sobre a escolha e registro dos candidatos.

Apesar de cobras a inscrição do programa, o Tribunal não determina qual a estrutura e o que pode ou não conter. Por isso, os planos de governo podem conter dezenas de páginas ou apenas poucas propostas.

Em Curitiba, como levantado pelo Livre.jor na parceria com a Gazeta do Povo, as propostas dos candidatos variam entre 35 páginas, caso da candidata pelo Psol, Xênia Mello, até uma única proposta, apresentada pelo candidato do PRP, Afonso Rangel.

“E como faço para conseguir as propostas dos candidatos da minha cidade?” É fácil, primeiro, acesse o DivulgaCand, sistema do TSE para divulgação das candidaturas. Acesse direto por aqui. Depois, clique na região e no estado.

tse

Use o menu rolante para chegar até o nome da sua cidade ou use a caixa de preenchimento. Clique no link da cidade. Na próxima página, clique em “prefeito”.

cidade

Clique no nome do candidato à prefeitura da sua cidade, e na sequência, no menu esquerdo, clique em “Propostas de Governo”.

candi

Pronto, agora é só fazer o download e conferir suas propostas para o quadriênio 2017/20. Se ele é candidato à reeleição, compare seu projeto com o apresentado no ano passado. O Livre.jor divulgou o link direto dos prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba. Confira aqui.

propost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =