Corrida eleitoral começando e o Livre.jor vai para a Costa Rica?

Na próxima segunda-feira (30) a mosca do Livre.jor alçará voo para a Costa Rica. Calma lá, isso não quer dizer que vamos deixar as eleições aqui para férias na América Central. É que a aluna de jornalismo da Universidade Positivo, Denise Becker, escreveu um artigo com base no processo de produção do Livre.jor, – e vai apresentar os resultados no Congresso da Associação Latino-Americana de Pesquisadores da Comunicação (Alaic).

“A lida do jornalismo com base em dados públicos: o caso do Livre.Jor” é o título do paper a ser relatado no evento em San José, na Costa Rica. Nele, a aluna, que é orientada pela professora Zaclis Veiga, busca analisar a lida com as bases de dados e a atuação jornalística por meio de pedidos de informação com a Lei de Acesso à Informação (LAI).

“A hipótese que norteia esta análise é de que o jornalismo com base em dados públicos seja um grande aliado do jornalismo na mediação de conhecimento entre a população, porque oferece conteúdos explicados e facilita a compreensão do leitor, reafirmando o papel do jornalismo que busca revelar informações de interesse público”, indica Denise em uma das premissas debatidas no trabalho.

A futura jornalista conclui que há um longo caminho ainda a se percorrer para a total efetividade do acesso à informação no setor público. Contudo, de acordo com a jovem pesquisadora, o Livre.jor “aponta uma perspectiva otimista e inspira a prática do jornalismo independente, com base em dados públicos, que maneja bem a LAI, o que nos leva a apresentá-lo como modelo inovador para outras iniciativas no Brasil e na América Latina”. Confira a programação do evento clicando aqui, e o site do Alaic clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =