De cada 345 paranaenses, 1 possui registro de arma ativo na Polícia Federal

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Com aproximadamente 11 milhões de habitantes, o Paraná tinha, em outubro de 2018, 33 mil registros ativos de armas de fogo dados para pessoas físicas. Dividindo um número pelo outro, isso indica que a cada 345 moradores do Estado, 1 será proprietário de arma de fogo. Os números são da Polícia Federal (PF), em resposta a pedido de acesso à informação.

O número de registros ativos no Paraná, contudo, é bem maior. São 52.788 registros ativos no Estado, pois além dos 33 mil registros de pessoas físicas existem outros 14.614 concedidos a empresas de segurança privada, 3,8 mil dados a órgãos públicos e 1,1 mil autorizações vinculadas às forças de segurança pública. Há também 23 lojas de armas com registro e 149 casos que não se enquadram nessas categorias.

Agora que o país volta a debater o impacto do provável aumento do número de armas de fogo na sociedade, ter os números oficiais à mão ajuda a não ser feito de tolo por fake news ou colunismo de ocasião. Hoje, para quem não lê jornais, o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), assinou decreto facilitando a posse de armas.

No Brasil, segundo à PF, são 677 mil registros ativos de arma de fogo. Destes, metade está na mão de pessoas físicas (344 mil). Confira os dados abaixo, por Estado e tipo do registro.

One comment

  1. Uns infográficos bacanas para que se comparem as situações de estado para estado e talvez das capitais, seria muito bacana!
    Parabéns pelo trabalho.

    Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 8 =