Gelada: 10% das cervejarias registradas no país estão no Paraná

O número de cervejarias no Paraná aumentou em 55% nos últimos dois anos. Em 2017, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o estado contava com 67 estabelecimentos registrados. Agora em 2019, o número de cervejarias saltou para 108 unidades, colocando o Paraná como o quinto estado com o meio número de estabelecimentos no país. Os dados são de pedido de informação disponível no site da Controladoria da União.

Das mais de mil fábricas registradas pelo Mapa no país, São Paulo está na liderança com 216 unidades, seguido de Rio Grande do Sul, com 204 unidades, Minas Gerais, com 136, e Santa Catarina, com 120. Os estados na lanterna da lista são Roraima e Sergipe, ambos com duas fábricas registradas.

Quando o assunto é volume de processos de registro de novos tipos de cervejas e chopes em 2018, o Paraná mantém a posição no ranking. De acordo com o Anuário da Cerveja no Brasil, publicado pelo Mapa no ano passado, dos 6,8 mil novos registros, cerca de 700 foram do Paraná. Os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul obtiveram mais de mil novos registros cada em 2018. O Livre.jor teve acesso à lista de cervejarias registradas pelo Mapa no Brasil, e resolveu produzir alguns mapas e gráficos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =