Das 80 autoridades e notáveis que serão homenageados no Paraná, no próximo dia 19 de dezembro, com a medalha da Ordem do Pinheiro, apenas 20 são mulheres. A lista com os nomes foi publicada na segunda-feira (10) em Diário Oficial. Esta será a primeira vez que a governadora Cida Borghetti (PP) concederá a homenagem, após assumir o governo em abril deste ano, sendo a primeira mulher a comandar o Executivo estadual.

Dentre as mulheres a serem homenageadas com a mais alta condecoração do Paraná estão a diretora da Unidade de Jornais do GRPCOM, Ana Amélia Filizola; a jornalista e deputada federal eleita por São Paulo Joice Hasselmann (PSL); a jornalista Margarita Sansone, mulher do prefeito de Curitiba, Rafael Greca; e a diretora-geral do Procon-PR, Cláudia Silvano.

Instituída na década de 1970, por meio do decreto 2877/72, pelo então governador Pedro Viriato Parigot de Souza, a Ordem Estadual do Pinheiro “tem a finalidade de agraciar brasileiros e estrangeiros, civis e militares, que tenham se distinguido pela notoriedade do saber ou por serviços relevantes prestados ao Estado do Paraná, bem como em âmbito nacional”.

Desde que foi criada, contando com a homenagem a ser realizada no dia 19 de dezembro, cerca de 100 mulheres foram receberam a comenda. O número representa menos de 15% do total de 695 personalidades agraciadas com a medalha ao longo de 48 anos de existência da Ordem do Pinheiro.

Na lista dos governadores que mais reconheceram mulheres dentre os homenageados, o ex-governador e atual senador, Roberto Requião (MDB), é quem lidera o ranking. Ele concedeu a medalha mais da metade das vezes às mulheres. De 42 nomeações para a Ordem feitas por Requião, 23 foram para mulheres.

Na sequência, em termos proporcionais, vem o ex-governador Mário Pereira, que governou o estado entre 1994 e 1995, com 50% de indicação dos homenageados para mulheres; e José Richa, governador entre 1983 e 1986, que destinou 33% para as mulheres.

Na lista, Cida Borghetti aparece em quarto lugar, com indicação de 25% de mulheres dentre os homenageados com a Ordem do Pinheiro. Beto Richa (PSDB) foi quem mais concedeu medalhas em termos absolutos, quase 50% de todas as homenagens feitas desde a criação da Ordem. De 344 medalhas concedidas pelo tucano, apenas 39 foram para mulheres.

Em destaque

Estudo mostra Ilha do Mel desfigurada pela subida do mar já em 2030

Queridinha dos paranaenses quando o assunto é praia e conexão com a…

Maçonaria, Lula, Bolsonaro, Lava Toga: monitor de fake news do CNJ já desmentiu 46 notícias falsas

É do dia 25 de fevereiro a última mentira sobre o Poder…