Desde que começou sua administração no início de 2019, a gestão Ratinho Júnior (PSD) no governo do Paraná gastou cerca de R$ 56 milhões em divulgação. O valor corresponde a um gasto de R$ 204 mil por dia em propaganda, considerando as despesas conhecidas até agora, que compilam desembolsos de janeiro a setembro deste ano.

Comparado o relatório do terceiro trimestre com o divulgado em agosto, referente ao primeiro semestre, o gasto com publicidade praticamente dobrou em três meses. Em junho, o governo afirmava ter gasto R$ 28 milhões em publicidade, ou seja, 50% do que foi divulgado agora.

Os dados atuais foram fornecidos pela Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secs) à Alep via requerimento de informação feita pelo deputado Soldado Fruet (Pros). O relatório dá conta de divulgar gastos da administração direta e indireta do governo, como secretarias e empresas públicas. A tabela contempla gastos realizados entre janeiro e setembro deste ano.

A maior parte da verba, cerca de 60%, foi para custear os gastos da Secs, que é a secretaria que responde pelo contrato das agências de publicidade que atende o governo. Foram R$ 32 milhões para a pasta no período. As estatais Sanepar e Copel ficam logo em segundo e terceiro na lista, com gasto de R$ 7,7 milhões e R$ 4,2 milhões. A lista considera apenas verba utilizada em publicidade institucional, ou seja, estão de fora as custas de editais e demais publicidades legais.

A campanha de divulgação dos jogos de aventura e natureza foi a que mais teve verba usada em publicidade, pouco mais de R$ 8 milhões no período. Na sequência, estão os gastos da gestão com a prestação de contas do primeiro trimestre e do primeiro semestre. Foram R$ 7 milhões usados para divulgar a prestação de contas. Clique aqui e baixe o documento completo.

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