Já viu o plano do seu candidato para o governo do Paraná? Confira aqui!

Se você ainda não sabe quais são as propostas e o programa do seu candidato para o governo do Paraná, confira os documentos entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)! Exigidos na inscrição das candidaturas, os documentos são como cartas de intenções com áreas prioritárias e ações que nortearão a gestão de quem for eleito.

Dos dez candidatos, apenas Geonísio Marinho (PRTB) não apresentou o documento ao tribunal. E olha que não o político não é marinheiro de primeira viagem, pois nas eleições de 2014 também concorreu ao mesmo cargo. Na ocasião, o candidato apresentou o plano à época.

Até mesmo Ogier Buchi (PSL), cuja candidatura às vésperas do limite para se lançar ao pleito pelo calendário do TSE era uma incógnita, acabou por apresentar o documento. Na prática, o mais sintético plano de governo, com 17 propostas diagramadas em duas páginas. Mas está lá. Na outra ponta, Ratinho Júnior (PSD) é o que apresentou o documento mais extenso, com 175 páginas.

Apresentar um documento ao TSE com as propostas é uma obrigatoriedade para a candidatura. Isso para quem quer ser eleito a um cargo no executivo, como prefeitos e governadores. A regra é válida desde 2012, e foi determinada por meio da nº 12.034/09. Para o pleito deste ano, a obrigatoriedade foi reafirmado pelo inciso sexto do artigo 27 da resolução 23.455/15 do TSE, que dispõe sobre a escolha e registro dos candidatos.

Apesar de cobras a inscrição do programa, o Tribunal não determina qual a estrutura e o que pode ou não conter. Por isso, os planos de governo podem conter dezenas de páginas ou apenas poucas propostas. Quer conferir o programa do seu candidato? Então clique nos nomes abaixo e baixe os arquivos em PDF.

Cida Borghetti (PP)

Dr. Rosinha (PT)

Geonísio Marinho (PRTB) > não consta no site do TRE

João Arruda (MDB)

Ogier Buchi (PSL)

Piva (Psol)

Priscila Ebara (PCO)

Professor Ivan Bernardo (PSTU)

Professor Jorge Bernardi (Rede)

Ratinho Júnior (PSD)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =