Livre.jor é citado em sessão da Câmara dos Deputados

Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados

A notícia “Caiu a medida judicial que impedia a fiscalização direta do TCU na Itaipu Binacional” foi lida integralmente, no dia 20 de maio, no plenário da Câmara dos Deputados. O registro ocorreu às 16h58 daquele dia, como atestam as notas taquigráficas do Legislativo. Nesses 15 meses de existência, é a primeira vez a ordem natural das coisas se inverte e LJOR aparece em documentos oficiais – ainda mais espontaneamente classificado como “sítio jornalístico investigativo”.

Quem fez o pronunciamento foi o deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB), aproveitando para reclamar da falta de fiscalização externa nas contas da Itaipu Binacional. “Reitero que sou a favor da transparência total de Itaipu e com uma fiscalização conjunta dos sócios Paraguai e Brasil entre TCU e Contraloría General de lá República (CGR), a corte de contas do vizinho país”, afirmou.

Ele lembra que, em 2006, começou a provocar o Tribunal de Contas da União a respeito da questão – e que de lá para cá surtiu “essa decisão em três tempos — reconhecimento da competência do TCU como órgão fiscalizador, estreitamento dos relacionamentos com a CGR do Paraguai e, por fim, as medidas a serem implementadas perante o controlador, a Eletrobrás. Demoramos 9 anos para que isso acontecesse”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + dois =