Livro do Livre.jor sobre jornalismo de dados? Sim, na editora Intersaberes

E não é que entre uma “moscagem” e outra na internet os jornalistas do Livre.jor também escrevem coisas sérias? Isso mesmo. A Editora Intersaberes acaba de publicar o livro Jornalismo de dados: conceitos, rotas e estrutura produtiva de autoria dos moscas Alexsandro Ribeiro, João Guilherme Frey, José Lázaro Júnior e Rafael Moro Martins

É inegável que uma das características mais marcantes dos produtos jornalísticos é a apresentação de dados – como números, estatísticas, gráficos e imagens.

Ainda que recursos como esses já estivessem presentes nas origens do jornalismo moderno, os avanços tecnológicos promoveram enormes mudanças na produção jornalística, afetando também a maneira como os dados são trabalhados nesse contexto e promovendo o que chamamos de jornalismo de dados.

Mas o que exatamente caracteriza essa forma de jornalismo? Quais são as principais etapas que constituem essa prática?

Nas cerca de 350 páginas do livro, os autores buscam abordar as características do jornalismo em base de dados. A técnica produtiva vem encontrando um cenário fértil no campo profissional da imprensa, sobretudo diante da crescente cultura da transparência no setor público, além do surgimento de ferramentas digitais para jornalistas.

Com caráter teórico e técnico, a obra é dividida em quatro capítulos, que parte do resgate conceitual do campo do jornalismo e revisita as etapas de influência que desembocam no jornalismo de dados, passa pelo cenário de produção com destaque para casos emblemáticos, aborda bases de dados e canais de transparência e desemboca sobre temas relacionados à dimensão ética e do perfil do profissional da área. Quer conferir? Então clique aqui e compre sua edição. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − doze =