Mascote oficial de Curitiba é o pássaro Grimpeiro. Pia, capivara!

Se depender da legislação municipal, a capivara será mascote de Curitiba quando piar! Isso mesmo, na capital das araucárias, roedor é rei nas redes sociais, mas na lei o mascote de Curitiba é o não tão badalado – mas igualmente topetudo – passarinho grimpeiro (Leptasthenura setaria).

Acha que estamos brincando? O dia é da mentira, mas aqui não temos tempo para isso não. No livro da história legislativa da capital paranaense consta a decisão na lei municipal 13.544. O projeto tramitou pela Câmara de Curitiba sob proposta da ex-vereadora Renata Bueno. Sim, a decisão não é antiga. Foi sancionada há cinco anos, em 30 de junho de 2010, pelo então prefeito e atual deputado federal, Luciano Ducci.

“A Câmara Municipal de Curitiba, capital do Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei: Art. 1º É declarada ave-símbolo desta Capital o passeriforme denominado GRIMPEIRO, Leptasthenura setaria”, anuncia a letra da lei, que pode ser consultada no site sobre a legislação de Curitiba. Com isso, o gracioso Grimpeiro virou o mascote oficial de Curitiba.

Em tempo, a lei declara o Grimpeiro como “ave-símbolo” de Curitiba. Com a dúvida da existência de outros mascotes legais – anfíbios, mamíferos etc -, resolvemos lançar um pedido de informação à Prefeitura, que tramita sob o protocolo 74-000327/2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 2 =