Um projeto Livre.jor

logo_conta

Transparência, dados públicos, jornalismo de dados, obstinação e um baita compromisso com a sociedade e com a notícia. O Livre.jor mistura tudo isso e mais um pouco. E é com essa motivação que propomos o acompanhamento de gastos dos deputados paranaenses, o Na Conta do Deputado, um observatório das verbas de ressarcimento.

logo_livre

Tá público, pode-se acessar, mas não está acessível. É assim que estão os dados de gastos dos deputados no site da Alep. Estão divididos em arquivos PDF em verbas e em fornecedores, por mês e separado por deputado. São 54 parlamentares, o que resulta em 108 arquivos mensais. Além disso, os PDF’s estão bloqueados.

Com isso, foi um pouco dificultoso quebrar tais barreiras e tentar dar um pouco mais de clareza nesse mar de dados, que são representações de recursos públicos. O observatório não está afinado. Ainda precisamos aprimorar, dar mais corpo a ele. Mas já podemos dar o pontapé.

E depois? Bem, o próximo passo é ampliar a base de tempo e trazer os dados de 2015, referentes ao primeiro ano da atual legislatura. Depois, o mais desafiador, traduzir os dados dos fornecedores e especificar os valores totais de rubricas. É um trabalho paulatino. Portanto, mãos à obra.

Quer conhecer mais o Livre.jor?

Então, clique nas imagens abaixo e acompanhe a gente em nosso site e nas redes sociais!

1_fb 1_sit 1_tw