Now Reading
Norte do Brasil é mais desassistido em leitos do SUS que o Sul

Norte do Brasil é mais desassistido em leitos do SUS que o Sul

Conseguir um leito pelo SUS nos estados do Norte do país, região com menor PIB per Capita segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é mais difícil que na outra ponta do Brasil, nos estados que compõem a região Sul – a segunda mais rica do país.

De acordo com a base de dados do governo federal sobre leitos hospitalares no Brasil, são 145 leitos pelo SUS a cada 100 mil habitantes na região Norte. No sul, o volume de leitos sobe para 184 na mesma proporção de habitantes. Em números absolutos, são 26 mil leitos do SUS para atendimento da região Norte, e 55 mil para a região Sul.

A diferença entre os polos do país fica mais evidente ainda quando somados os leitos do SUS com os particulares. Neste caso, os números sobem para 189 leitos na região Norte e 270 para a região Sul a cada 100 mil habitantes. O total de leitos somando SUS e particulares são de 34 mil para a região Norte e 81 mil para os estados do Sul.

See Also

Os dados constam na base de reposta a pedidos de informação da Controladoria Geral da União (CGU). Confira aqui os números completos, e abaixo veja a série de mapas e gráficos sobre os números de hospitais, leitos da rede pública e privada e a abrangência da saúde por estados e por municípios no Brasil.

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

três × um =

Scroll To Top