O que Richa, Aécio, Serra, Dória, Galvão Bueno e Milton Neves têm em comum?

O que há de comum entre o senador Aécio Neves e o ministro José Serra? E entre eles e o treinador Levir Culpi e os narradores e radialistas esportivos Milton Neves e Galvão Bueno? Complicou um pouco, mas não o suficiente, né?

E entre eles e o prefeito eleito de São Paulo, João Dória Júnior, o senador e ex-governador Álvaro Dias e as duplas sertanejas Chitãozinho e Xororó e Zezé di Camargo e Luciano? Já está dando um nó na cabeça?

E se incluirmos nessa conta a atriz Letícia Sabatella ou o ex-ministro da justiça da Dilma Roussef, o advogado José Eduardo Martins Cardozo? Aí impossibilitou qualquer conexão, dirão alguns. Mas há.

Todos já foram agraciados pelo governador Beto Richa com a comenda da Ordem Estadual do Pinheiro. Além deles, a lista de agraciados pela Ordem conta com muitas outras personalidades, como o o Rei da Suécia, Carl XVI Gustaf, e o ex-reitor da UFPR, Flávio Suplicy de Lacerda, ligado ao regime militar.

Fonte: AEN

Isso mesmo. Monarcas, acadêmicos, políticos de várias estirpes, militares, empresários e celebridades estão no rol de pessoas que receberam a comenda, instituída em 1972, pelo então governador Pedro Viriato Parigot de Souza, para, conforme indica o decreto 2877/72, “galardoar brasileiros e estrangeiros, civis, e militares que se hajam distinguido pela notoriedade do saber ou por serviços relevantes prestados ao estado do Paraná”.

Ao todo 510 pessoas já receberam as comendas. E a lista aumentará mais a partir do próximo 19 de dezembro, quando uma nova leva de agraciados receberá a mais alta honraria do governo paranaense. Os novos nomes do rol da Ordem do Pinheiro ainda não foram divulgados. Porém, mesmo sem eles, o atual governador já o que mais condecorou pessoas, com 46% das comendas concedidas, seguido de Jaime Lerner, com 32%.

Originalmente, a ordem concedia cinco tipos de comendas: Grã-cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Em 2012, por meio do decreto 5143/2012, o governador Beto Richa reduziu o número de comendas para: grã-cruz, grande oficial e comendador. A classe Grã-cruz é a que mais tem agraciados, com 148 pessoas, seguido da classe Comendador, com 127, e da classe Grande Oficial, com 123. Pelo decreto, todos os governadores são grão-mestres da Ordem. Apesar de não estar indicada tal classe como uma das possíveis categorias, em 2008, pelo decreto 7792, o então governador Roberto Requião, concedeu o título reservado aos chefes do executivo a 32 professores da rede estadual de ensino.

Confira abaixo quem são os agraciados com as comendas até o momento, cruze informações de cada governador, ou outras informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − dois =