Paraná tem 1,1 milhão de empresas com registro ativo

Dos negócios registrados na Junta Comercial do Paraná, “metade” está com a documentação ativa. São 1.105.072 empresas aptas a estarem formalmente em atividade no Estado. Se considerarmos que a população do Paraná em 2014, segundo estimativa do IBGE, é de 11 milhões de habitantes, significa dizer que um em cada dez paranaenses é empreendedor e estaria administrando sua própria empresa.

Lógico que essa conta não leva em consideração sociedades e a possibilidade de uma pessoa atuar em mais de um negócio oficial. Além disso, como frisa Idervan Caetano, agente de informação lotado na Jucepar, em resposta a pedido de informação do Livre.jor, “não se pode confundir ‘empresa com registro ativo’ e ‘empresa em atividade'”.

“Muitas vezes as empresas arquivam o ato constitutivo na Jucepar e depois de certo tempo encerram suas atividades, não realizando o devido registro de baixa perante este órgão”, adverte Caetano. Dos 1.969.568 negócios registrados na Junta Comercial do Paraná, 864.496 foram extintos, cancelados, baixados ou declarados inativos – praticamente “metade” do número total.

No pedido de informação, questionamos quantas empresas estavam registradas no Paraná, por ramo de atividade e por município. Ele disse que esse levantamento não pode ser feito dessa forma, pois o sistema utilizado só permite cruzar dados de cinco cidades e cinco atividades econômicas de cada vez. Vamos retomar o contato para aprofundar esses dados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − doze =