Now Reading
Paraná tem 1,1 milhão de empresas com registro ativo

Paraná tem 1,1 milhão de empresas com registro ativo

Dos negócios registrados na Junta Comercial do Paraná, “metade” está com a documentação ativa. São 1.105.072 empresas aptas a estarem formalmente em atividade no Estado. Se considerarmos que a população do Paraná em 2014, segundo estimativa do IBGE, é de 11 milhões de habitantes, significa dizer que um em cada dez paranaenses é empreendedor e estaria administrando sua própria empresa.

Lógico que essa conta não leva em consideração sociedades e a possibilidade de uma pessoa atuar em mais de um negócio oficial. Além disso, como frisa Idervan Caetano, agente de informação lotado na Jucepar, em resposta a pedido de informação do Livre.jor, “não se pode confundir ‘empresa com registro ativo’ e ‘empresa em atividade'”.

“Muitas vezes as empresas arquivam o ato constitutivo na Jucepar e depois de certo tempo encerram suas atividades, não realizando o devido registro de baixa perante este órgão”, adverte Caetano. Dos 1.969.568 negócios registrados na Junta Comercial do Paraná, 864.496 foram extintos, cancelados, baixados ou declarados inativos – praticamente “metade” do número total.

No pedido de informação, questionamos quantas empresas estavam registradas no Paraná, por ramo de atividade e por município. Ele disse que esse levantamento não pode ser feito dessa forma, pois o sistema utilizado só permite cruzar dados de cinco cidades e cinco atividades econômicas de cada vez. Vamos retomar o contato para aprofundar esses dados.

See Also

 

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

três × 1 =

Scroll To Top