Now Reading
Programa de ciclomobilidade do PR ainda não tem cronograma de implantação

Programa de ciclomobilidade do PR ainda não tem cronograma de implantação

Criado oficialmente em 22 de maio passado, o Programa Paranaense de Mobilidade por Bicicleta (CicloParaná) não tem um cronograma de execução das inúmeras iniciativas que promete, informa resposta a pedido de informações feito pelo Livre.jor.

“Foram encaminhados ofícios solicitando as indicações dos representantes das instituições componentes do Conciclo (Conselho Paranaense de Ciclomobilidade). O prazo para as instituições indicarem seus representantes [vai] até o dia 12/06/15. Após a constituição do conselho teremos que elaborar o regimento interno e, posteriormente, estabelecer o plano de trabalho e o cronograma para sua execução”, informa a resposta.

“Considerando que o Conciclo ainda não foi constituído, ainda não há um cronograma de implementação das iniciativas”, acrescenta o texto assinado por Danielle Teixeira Tortato, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Jardins Botânicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema).

A Sema (e não o Detran-PR, como seria de se esperar) será coordenadora do CicloParaná.

O programa de ciclomobilidade foi promessa de campanha do governador Beto Richa (PSDB). Em postagem em página oficial em 27 de maio, o governo afirma que “antes mesmo de o decreto ser assinado, algumas ações previstas no Ciclo Paraná estavam sendo desenvolvidas”.

See Also

Cita, como exemplos, redução do ICMS sobre a venda de bicicletas e peças, “implantada há quase um ano”, e a inclusão de ciclovias nos projetos de rodovias com traçados metropolitanos, como na duplicação da João Leopoldo Jacomel, que liga Curitiba a Piraquara.

Por fim: o CicloParaná já tem uma logomarca.