Programa de ciclomobilidade do PR ainda não tem cronograma de implantação

Ricardo Almeida/ANPr

Criado oficialmente em 22 de maio passado, o Programa Paranaense de Mobilidade por Bicicleta (CicloParaná) não tem um cronograma de execução das inúmeras iniciativas que promete, informa resposta a pedido de informações feito pelo Livre.jor.

“Foram encaminhados ofícios solicitando as indicações dos representantes das instituições componentes do Conciclo (Conselho Paranaense de Ciclomobilidade). O prazo para as instituições indicarem seus representantes [vai] até o dia 12/06/15. Após a constituição do conselho teremos que elaborar o regimento interno e, posteriormente, estabelecer o plano de trabalho e o cronograma para sua execução”, informa a resposta.

“Considerando que o Conciclo ainda não foi constituído, ainda não há um cronograma de implementação das iniciativas”, acrescenta o texto assinado por Danielle Teixeira Tortato, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Jardins Botânicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema).

A Sema (e não o Detran-PR, como seria de se esperar) será coordenadora do CicloParaná.

O programa de ciclomobilidade foi promessa de campanha do governador Beto Richa (PSDB). Em postagem em página oficial em 27 de maio, o governo afirma que “antes mesmo de o decreto ser assinado, algumas ações previstas no Ciclo Paraná estavam sendo desenvolvidas”.

Cita, como exemplos, redução do ICMS sobre a venda de bicicletas e peças, “implantada há quase um ano”, e a inclusão de ciclovias nos projetos de rodovias com traçados metropolitanos, como na duplicação da João Leopoldo Jacomel, que liga Curitiba a Piraquara.

Por fim: o CicloParaná já tem uma logomarca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − um =