Sanepar envia pedido de reajuste de tarifa à Agepar

A Sanepar aprovou envio de solicitação de reajuste da tarifa à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar). O índice não foi informado pela estatal. Segundo assessoria de imprensa da Sanepar, a empresa só pode divulgar o percentual após a homologação pela agência.

De acordo com comunicado ao mercado publicado pela empresa e assinado pelo diretor financeiro da empresa, Abel Demetrio, o pedido e o índice foram aprovados pelo conselho de administração da estatal em reunião no último dia 12 de março.

No início de fevereiro, em evento com investidores, o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, disse que a empresa estudava antecipar os percentuais definidos na revisão tarifária de 2017, que previa uma recomposição de 25,63% para um período de oito anos.

Segundo reportagem da Gazeta do Povo, Stabile teria alegado que a antecipação beneficiaria consumidores. “Quanto mais tempo você posterga essa dívida, mais cara ela fica – e quem vai pagar essa conta é a população. Queremos agir de forma que os consumidores sejam menos penalizados pelo que não foi feito no passado”.

Desde 2013, a tarifa foi reajustada em cerca de 75% pela empresa. Em 2015, foram três reajustes que aumentaram a tarifa em 21%. O percentual reajustado no período foi quase o dobro da inflação calculada pelo INPC, de 37% entre 2013 e 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 8 =