4º Prêmio de Jornalismo-mosca: veja os finalistas da categoria principal


Desculpem os quatro dias de atraso na divulgação dos finalistas da categoria principal do 4º Prêmio Livre.jor de Jornalismo-mosca. Quando vocês virem a lista, vão perceber o motivo. Tivemos 24 inscritos, mas mandamos dois para o Troféu Rastilho, e puxamos um de lá para cá, de tal forma que avaliamos 23 trabalhos. Dos 23, selecionamos 14 finalistas.

Nosso acordo era limitar a cinco finalistas em todas as categorias neste ano, inclusive na Profissional. Muito pensamento foi gasto até a gente desistir disso. Com essa seleção, queremos registrar para a posteridade esse rol de pessoas corajosas e seus trabalhos maravilhosos. Temos finalistas do Sul ao Norte, do hiperlocal ao internacional.

A variedade de temas também é um destaque, indo da denúncia das autoridades à proteção dos direitos humanos, com espaço para a defesa do acesso à informação e da inclusão social. Nossos critérios não mudaram: partindo de dados públicos ou levantamentos próprios, selecionamos reportagens pautadas em evidências.

Notícias que são caneladas nos poderosos saíram na frente das demais, assim como demos um bônus àquelas que implicam em risco pessoal aos jornalistas. Dizer o que precisa ser dito tem um custo que não pode ser ignorado. Se repercutiu, causando efeitos na sociedade, melhor ainda. No caso de temas semelhantes, buscamos para a lista as que melhor conjugavam essas características.

Consideramos que a lista de finalistas é um retrato bastante completo do que foi o último ano – e, se olhar por esse aspecto, de como os últimos quatro anos foram difíceis. O Brasil tá ajudando o Prêmio Mosca a madurar. No ano de estreia foram 15 concorrentes, depois 25, caiu para 16 com a pandemia e agora sobe para 23. Nossos agradecimentos aos profissionais que entenderam o porquê dessa competição existir.

Eis os finalistas:

Membro do alto escalão da Educação controlava empresa ‘campeã’ das APMs
(série de reportagens), de Cristiano Pavini para O Farolete.
https://farolete.info/membro-do-alto-escalao-da-educacao-controlava-empresa-campea-das-apms/

Mortes invisíveis, de Amanda Rossi, José Dacau e Saulo Pereira Guimarães, para o TAB Uol.
https://tab.uol.com.br/edicao/mortes-invisiveis  

Cargos secretos no governo do RJ (série de reportagens), Igor Mello e Ruben Berta, para o UOL.
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/08/03/justica-suspende-pagamentos-e-contratacoes-secretas-no-governo-do-rj.htm

Com a pandemia, apenas 1 em cada 4 crianças da Atenção Básica realiza, ao menos, as três principais refeições do dia, de Amanda Lüder, para a GloboNews.
https://g1.globo.com/saude/noticia/2021/11/15/com-a-pandemia-apenas-1-em-cada-4-criancas-da-atencao-basica-realiza-ao-menos-as-tres-principais-refeicoes-do-dia.ghtml   

Inep segura há pelo menos dois meses divulgação pública dos microdados do Enem 2020, de Ana Carolina Moreno, Marina Mota e Renato Biazzi, para o Jornal da Globo.
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/11/09/inep-segura-ha-pelo-menos-dois-meses-divulgacao-publica-dos-microdados-do-enem-2020.ghtml  

MEC de Bolsonaro nega Bolsa Permanência a 6 em cada 10 alunos indígenas e quilombolas, de Bruna Brunoski, para a Agência Pública.
https://apublica.org/2022/05/mec-de-bolsonaro-nega-bolsa-permanencia-a-6-em-cada-10-alunos-indigenas-e-quilombolas/  

A farra dos CACs no governo Bolsonaro (série de reportagens), de Raquel Lopes, Constança Rezende e Marcelo Rocha, para a Folha de S. Paulo.
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022/07/exercito-admite-que-liberou-compra-de-fuzil-para-integrante-do-pcc.shtml

Migrantes (série de reportagens), Raquel Lopes, Ricardo Della Coletta e Pedro Ladeira, para a Folha de S. Paulo.
https://docs.google.com/document/d/1rXwwgJ86ZNMYB31Rh143GuYpDU-_eUGCq5GHdQosyRo/edit  

Relatório Os Financiadores da Boiada, de Bruno Bassi e equipe, para De Olho nos Ruralistas.
https://deolhonosruralistas.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Os-Financiadores-da-Destruicao-2022-ptbr.pdf  

 Metade do patrimônio do clã Bolsonaro foi comprada em dinheiro vivo, de Thiago Herdy e Juliana dal Piva, para o UOL.
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/08/30/patrimonio-familia-jair-bolsonaro-dinheiro-vivo.htm  https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/09/09/como-rastreamos-que-o-cla-bolsonaro-pagou-com-dinheiro-vivo-51-imoveis.htm 

Dossiê Bolsonaro, de Bruno Bassi e equipe, para De Olho nos Ruralistas.
Links dos 5 relatórios: O Presidente das Bananas, Incra Máquina de Votos, Ambiente SA, As Veias Abertas e Um País sobre Censura.

“Por que os garimpeiros comem as vaginas das mulheres Yanomami?”, de Talita Bedineli, para a Sumaúma.
https://sumauma.com/por-que-os-garimpeiros-comem-as-vaginas-das-mulheres-yanomami/ 

Armas desviadas da polícia nas mãos de facção (série de reportagens), de Raphael Guerra, para o Jornal do Commercio.
https://drive.google.com/file/d/14R3itwptajb9fiKFAJTxpZHYUk-ra7Ah/view 

Deputado vice-líder de Bolsonaro confessa ter “combinado” com Onyx extinção de colegiado antitabaco, de Maíra Mathias para O joio e o trigo.
https://ojoioeotrigo.com.br/2022/02/deputado-vice-lider-de-bolsonaro-confessa-ter-combinado-com-onyx-extincao-de-colegiado-antitabaco/

Conheça os vencedores das edições anteriores clicando aqui.

Sair da versão mobile