4º Prêmio de Jornalismo-mosca: veja os finalistas do Troféu Rastilho


Não é exagero dizer que o Troféu Rastilho é a única premiação no Brasil voltada ao desaprisionamento de dados e à comunidade da cultura da transparência pública, aceitando inscrições de jornalistas e de não-jornalistas, porque é a mais cristalina verdade. Lógico que temos um pedágio a pagar pelo pioneirismo, que respinga em vocês.

Originalmente, tivemos quatro concorrentes no Troféu Rastilho, mas ao analisar as inscrições achamos que um deles estaria melhor posicionado na categoria Profissional. Sobraram três. Daí ao analisar os competidores lá, ponderamos que três estariam melhor aqui, de tal forma que pulamos para seis “inscritos”. Entenderam a matemágica? (4 -1) + 3 = 6.

A gente pode fazer isso? Ano passado nós contatamos os inscritos, para pedir autorização, mas agora não não deu tempo. Confiem na gente que tomamos as decisões que melhor favorecem os concorrentes, para extrair o máximo deles. E ano que vem o regulamento estará devidamente atualizado. Juramos por nossos corações-compostos de mosca.

Segundo adendo: dois projetos de fact-checking hiperlocais se inscreveram no  4º Prêmio de Jornalismo-Mosca e nós colocamos eles aqui, no Troféu Rastilho, apesar de não ser essa a proposta do certame. Nisso o regulamento também vai carecer de um ajuste, talvez até uma nova categoria, para privilegiar esse esforço descomunal que é o combate à desinformação. Pelo mais profundo respeito, são finalistas, para que vocês os conheçam, mas não disputam pra valer o Troféu Rastilho.

A Livre.jor criou o Troféu Rastilho em 2020, para destacar o esforço da Associação Fiquem Sabendo, que naquele ciclo desaprisionou os dados das pensionistas civis do governo federal. No ano passado, a FS conquistou o bicampeonato, dividindo a taça com MediaLab.UFRJ, entre cinco fortes concorrentes. Neste ano, a nossa meta é não ceder ao desejo de premiar todo mundo. É para não ter empate, mas nós temos coração mole, então perdoem de antemão qualquer coisa. O vencedor será divulgado no dia 13 de novembro.

Confira os finalistas:
Encontre o conselho, iniciativa da Conquista Repórter, um projeto de jornalismo da cidade de Vitória da Conquista (BA).
https://encontreoconselho.conquistareporter.com.br/

WikiLAI, uma iniciativa da Fiquem Sabendo que incentiva o uso da Lei de Acesso à Informação.
https://wikilai.fiquemsabendo.com.br

Rumbora Marocar, projeto de fact-checking da Reocupa – Resistência Cultural Upaon Açu, de São Luís (MA).
https://www.rumboramarocar.com.br/

Ruralômetro, iniciativa do Repórter Brasil de vigilância da atuação parlamentar.
https://ruralometro2022.reporterbrasil.org.br/

Coar Notícias, iniciativa homônima de fact-checking da Coar Notícias, sediada no Piauí.
https://coarnoticias.com/

Don’t LAI to me – derrubada do sigilo sobre multas ambientais, mais uma conquista da Fiquem Sabendo.
https://fiquemsabendo.substack.com/p/todos-as-multas-ambientais-prescritas
https://fiquemsabendo.substack.com/p/nos-derrubamos-o-sigilo-de-quem-desmatou

Conheça os vencedores das edições anteriores clicando aqui.

Sair da versão mobile