Das 2.035 explosões de bombas atômicas oficialmente registradas, conforme levantamento do Observatório de Pesquisa Geológica de Oklahoma, 3 foram “perto” de Curitiba. Quer dizer, a “apenas” 3,7 mil quilômetros da cidade, no Sul do Oceano Atlântico.  A primeira detonação ocorreu no dia 27 de agosto de 1958, quando os EUA testaram em segredo os efeitos de uma bomba atômica nas camadas mais altas da atmosfera. Era o começo da Operação Argus.

https://youtu.be/XOpXq2T__SU

O físico grego Nicholas Christofilos imaginava que a detonação poderia criar um campo de radiação artificial capaz de desorientar mísseis e satélites inimigos. Deu tão certo que o próprio pediu para a operação ser divulgada pelo governo americano. O New York Times deu a história em 1959 e, em 1982, foi retirado o sigilo dos documentos. As outras detonações ocorreram em 30 de agosto e 6 de setembro daquele ano.

Os americanos posicionaram o USS Northon Sound (AVM 1) no território ultramarino britânico de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha – cujas ilhas na época já eram parcamente habitadas. A Argus I foi disparada às 2h28 da madrugada e explodiu a 200 quilômetros de altitude (38.5° Sul, 11.5° Oeste). A Argus II, às 3h18, foi a 256 km (49.5° Sul, 8.2° Oeste).  A III, lançada em setembro, foi à noite, 22h13, e atingiu impressionantes 539 km de altitude – talvez a explosão atômica mais alta já realizada (48.5° Sul, 9.7° Oeste). Esse porta-aviões, para chegar às ilhas, entre o Brasil e o continente africano, contornaram a América Latina, passou pelas costas chilena, argentina e uruguaia.

A história dessas detonações atômicas “pertinho” de Curitiba fazem parte da nossa série #acreditesequiser, especial para o 1º de abril – e está no melhor estilo #LivreLABeSolto, quando usamos os dados para “torcer”, ou “distorcer” um pouquinho, a realidade. Esse porta-aviões aí, o AVM 1, fazia parte dos nove integrantes da temível Task Force 88. As detonações da Argus utilizaram 1,7 kiloton de plutônio cada e foram lançadas de um foguete Genie, que pesava só 98 kilos e media 44 x 65,5 centímetros.

Atenção!
Todos os números apresentados nesta notícia foram obtidos a partir de bases de dados selecionadas pelo jornalista Jeremy Singer-Vine, da editoria de jornalismo de dados do BuzzFeed. Ele tem uma newsletter chamada Data is Plural, que é enviada todas as semanas, com os últimos achados dele em informações públicas. Recomendamos!

Em destaque

Estudo mostra Ilha do Mel desfigurada pela subida do mar já em 2030

Queridinha dos paranaenses quando o assunto é praia e conexão com a…

Maçonaria, Lula, Bolsonaro, Lava Toga: monitor de fake news do CNJ já desmentiu 46 notícias falsas

É do dia 25 de fevereiro a última mentira sobre o Poder…