Era para ser uma triste quinta-feira para os alunos da optativa de Economia dos Meios de Comunicação da UFPR. Uma cinzenta manhã e uma voraz prova aplicada pelo professor Mário Messagi Júnior. Fortes elementos para conduzir o 5 de novembro ao rol de dias traumáticos para os acadêmicos, não fosse a invasão – mentira, que foi convite – dos intrépidos jornalistas do Livre.jor às terras do Juvevê, para falar um pouco da experiência com a Lei de Acesso à Informação (LAI) aos futuros comunicadores.
As origens do conceito de transparência que embasam as leis de acesso à informação pelo mundo, o histórico das criações dos dispositivos legais de transparência e o recente ingresso do Brasil – o 89º – na lista de países que incorporaram a lei de acesso às administrações públicas foram alguns dos pontos apresentados a cerca de 40 alunos da UFPR.
E não foi só isso! Divididos em duas turmas, os alunos dos cursos de jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas, alguns calouros e outros do terceiro período, viram os canais de solicitação de informação das esferas federal, estadual e municipal, e de lambuja ainda pegaram umas dicas de quem fez cerca de 400 pedidos de informação só neste ano.
Tudo bem. A breve conversa não livrou os alunos da prova, e há quem diga que um ou outro aluno até escolheria apenas a prova. Mas no final foi uma baita experiência para nós do Livre.jor – esperamos que os alunos sintam o mesmo.
E na média – e mediana também -, o encontro rendeu perguntas dos alunos, olhos interessados, algumas ideias de novos pedidos de informação, novas curtidas e seguidores na página do Facebook e um curso de verão de jornalismo de dados do Livre.jor na UFPR – a conferir. Aguardem!
Fotos – Jousi Poerschke Quevedo