Talvez você conheça as histórias de terror e tortura perpetradas pela ditadura militar na Casa da Morte, em Petrópolis (RJ), ou na Casa Azul, em Marabá (PA), mas provavelmente nunca deu a devida atenção ao fato de que, nos Anos de Chumbo, a cidade de Curitiba também tinha aparatos clandestinos das Forças Armadas para violar direitos humanos daqueles que questionavam o regime fardado. Aqui, ele se chamava Clínica Marumbi.

Nos próximos 365 dias, a agência Livre.jor e o Parágrafo 2, com o apoio do premiado jornalista Mauri Konig, mergulharão nos fatos já conhecidos sobre a Clínica Marumbi, com a missão de determinar onde ela realmente ficava. A versão atual é que esse lugar de tortura, camuflado de clínica veterinária, ficava próximo das estruturas do Departamento Regional de Material de Saúde, entre as ruas Doutor Pedrosa e Brigadeiro Franco.

Se o objetivo é ter essa história passada a limpo, o endereço é obviamente só o começo. O resultado da apuração será divulgado no ano que vem, no dia 1º de abril de 2025 – ou antes, a depender do fluxo das novas informações. Os torturadores usavam jalecos e obrigavam as vítimas a tratá-los de “doutor”? O local era um centro de treinamento da ditadura militar? Dezenas de militantes do PCB foram torturados ali? E a Operação Marumbi, tem ou não tem relação com a clínica?

Tem informações daquela época que ficaram de fora do relatório da Comissão Estadual da Verdade? Trabalhou com a repressão e quer expiar parte da culpa? Mande um e-mail para [email protected] ou procure os jornalistas José Pires (Parágrafo 2), Mauri Konig, Alexsandro Ribeiro (Livre.jor) ou José Lázaro Jr. (Livre.jor).

You May Also Like

Jornalismo-mosca

1. Aquele zumbido no pavilhão auditivo das autoridades é jornalismo-mosca, que invade…

Reportagem do Livre.jor será financiada pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos

Uma proposta de reportagem investigativa do Livre.jor está entre os 18 projetos…

Sindicato dos Jornalistas do Paraná entrevistou equipe do Livre.jor

E não é que em fevereiro a maré de boas notícias para…