Se vocês lembrarem, há quatro meses estávamos comunicando nosso susto com o desempenho do site do Livre.jor. Até agosto, amargurávamos uma perda de 20% no tráfego – uma tendência preocupante para um projeto que depende do apoio direito de quem lê e gosta de jornalismo.

Fizemos um apelo por cliques nos links da mosca nas redes sociais e, quem diria, assim que chamados, vocês voltaram! Livre.jor termina 2017 com 5.462 “leitores fiéis”, um recorde para o projeto. Melhor 28% que os 4,2 mil fíéis registrados em 2016; que os 1,9 mil em 2015, no início do site.

“Leitores fiéis” é como chamamos aqueles usários que visitaram mais de duas vezes o site durante o ano, demonstrando uma vinculação de longo prazo com o jornalismo que Livre.jor se propõe a fazer. Essa é a métrica que nos interessa.

Apesar dos números brutos serem bons também, pois 24,3 mil usuários passaram pelas notícias ancoradas na nossa página na internet em 2017. Lá permaneceram mais de um minuto, computando 45,6 mil pageviews. Em breve, quem sabe, habilitamos os espaços para anunciantes 😉

A origem dos cliques
Com as mudanças na distribuição do conteúdo nas redes sociais, especialmente no Facebook, quem assumiu o topo do direcionamento para o site do Livre.jor foi o Google. Um terço (33%) de todas as pessoas que nos visitaram na internet chegou até nós pelo buscador.

Outro bom indicador é que em segundo lugar ficou o acesso direto – 30% dos cliques vieram de gente digitando direto no navegador nosso endereço. Só aí, em terceiro lugar, é que aparece o Facebook, representando 28% do tráfego para o site. Os links na Gazeta do Povo, nossa principal parceria em 2017, geraram 1,11% dos acessos – na frente do Twitter, com apenas 0,89%.

Durante essa semana vamos publicar uma série de matérias “institucionais”, agrupadas pela hashtag #balanço2017. Fiquem de olho!

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