Nestes nossos quatro meses com página própria na internet, as 167 postagens do Livre.jor atraíram para o site 16,4 mil usuários. Destes, 12% são “leitores fiéis” – visitaram o endereço duas ou mais vezes. Em números absolutos, seriam 1.938 pessoas interessadas não em um conteúdo específico, mas no tipo de cobertura jornalística a que nos propomos: a partir de dados oficiais, e mais nada.
É assim que acabamos o mês de julho com 23,5 mil visitas à página desde o seu início, consolidando uma média de visitação de 160 acessos por dia. Pulamos de 2,2 mil em abril para 11,4 mil em maio (impulsionados pela repercussão do “29 de abril” e seus desdobramentos), voltando ao patamar dos 4,9 mil acessos/mês em junho e julho. Essa é a meta a ser batida no 2º semestre de 2015, com certeza.
A maior parte dos acessos ainda é proveniente de links espalhados pelas redes sociais, principalmente do Facebook (majoritários 98% desse tipo de tráfego) – aliás, estamos perto das 2 mil curtidas por lá, com 1.980 “assinantes”. A diferença do primeiro balanço para agora é que as pessoas passaram a visitar o Livre.jor mais dos seus computadores de mesa, os “desktops”, que dos aparelhos celulares.
O público ainda é predominantemente do Brasil (83%), sendo que esse “recorte” é dominado pelos paranaenses (78%) de Curitiba (47,34%), Maringá (8,9%), Londrina (8,7%) e Foz do Iguaçu (3%). São 54% homens e 46 mulheres, segundo os perdigueiros do Google Analytics, na maioria entre 18 e 34 anos de idade.
Dado curioso: 8,5% praticam esportes com frequência, outros 3,94 são ligados em tecnologia. 2,96% são “bons garfos” e 2,45% curtem viajar. Nem eu e nem você sabemos como essas preferências são filtradas pelo Google – e talvez isso valha um pedido de informações, né, não? Até o próximo balanço, no final do ano, ou quando nos der na telha!