Com certeza o projeto Nascer Bem, do Núcleo de Jornalismo de Dados da Universidade Positivo, é um dos acontecimentos mais importantes de 2015 no jornalismo paranaense. E é por isso que, nessa sexta-feira (20), a equipe do Livre.jor dedicou a ele sua coluna na rádio BandNews FM Curitiba.

Coordenados pela jornalista Rosiane Correia de Freitas – que é quem você ouve no áudio aí de cima e não por acaso é a pioneira do jornalismo de dados no Paraná – os estudantes da Universidade Positivo obtiveram,  organizaram e tornaram público, de forma inédita, a quantidade de partos normais e por cesárea realizados pelos médicos que atuam em Curitiba – clique aqui e saiba os detalhes.

Graças à iniciativa, faz 30 dias que qualquer pessoa pode acessar www.nascerbem.redeteia.com e checar esses dados – sem ter o constrangimento de requisitá-los aos planos de saúde, ou ao órgão gestor do SUS.

Só que pôr a questão da opção entre parto normal e cesárea em evidência não rendeu só 40 mil visualizações e mais de 10 mil usuários consultando os dados – também gerou ameaças de processo e ataques ao servidor onde a consulta pública estava hospedada, que passou alguns dias fora do ar. Livre.jor se opõe a essas iniciativas de barrar o acesso a dados públicos.

 

Em destaque

Estudo mostra Ilha do Mel desfigurada pela subida do mar já em 2030

Queridinha dos paranaenses quando o assunto é praia e conexão com a…

Maçonaria, Lula, Bolsonaro, Lava Toga: monitor de fake news do CNJ já desmentiu 46 notícias falsas

É do dia 25 de fevereiro a última mentira sobre o Poder…