Nove dos dez candidatos ao governo do Paraná protocolaram seus programas de gestão e ações para o estado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Exigidos na inscrição das candidaturas, os documentos são como cartas de intenções com áreas prioritárias e ações que nortearão a gestão de quem for eleito. Apenas Geonísio Marinho (PRTB) não apresentou o documento ao tribunal.
Até mesmo Ogier Buchi (PSL), cuja candidatura às vésperas do limite para se lançar ao pleito pelo calendário do TSE era uma incógnita, acabou por apresentar o documento. Na prática, o mais sintético plano de governo, com 17 propostas diagramadas em duas páginas. Mas está lá. Na outra ponta, Ratinho Júnior (PSD) é o que apresentou o documento mais extenso, com 175 páginas.
O Livre.jor compilou os programas de todos os candidatos e deixou acessível em links aqui no site. Desta vez, o que fizemos foi abrir todos os programas e mapear as principais palavras usadas nos projetos para compor nuvens de palavras com as principais citações. Com isso podemos visualizar quais os conceitos e temas que mais ficam presentes nos discursos dos candidatos nos seus programas de governo. Confira abaixo as imagens candidato a candidato.
Geonísio Marinho (PRTB) > não consta no site do TRE
Professor Ivan Bernardo (PSTU)