A cada hora mais de um motorista é autuado por estacionamento irregular em vagas de idosos e deficientes em Curitiba

Everson Bressan/SMCS
Foto: Everson Bressan/SMCS

Apenas no primeiro quadrimestre deste anos Curitiba registrou 4.574 infrações por estacionamento irregular nas vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência. Isso é o mesmo que dizer que por dia 30 infrações são registradas, ou ainda que mais de um motorista é multado por estacionar irregularmente nas vagas de idosos e pessoas com deficiência.


A multa para quem é flagrado nas vagas sem as credenciais necessárias é de R$ 53,20, além de três pontos na carteira. A média registrada no início deste ano é pouco maior que a marcada em todo o ano de 2014, com 24 multas diárias, e de 2013, com 29 infrações por dia.


Do total de infrações a maior parte, 3.340 multas, é referente as vagas de idosos. As infrações foram registradas junto ás 896 vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência do Estacionamento Regulamentado (Estar) e nas demais 381 vagas existentes nas demais áreas em Curitiba.

De acordo com os dados são da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran), em resposta ao pedido de informação do Livre.jor N.º74-000605/2015, das 13.424 vagas do Estar na capital paranaense, dentre as pagantes e as não pagantes – como motos e taxis – apenas 6,67% são específicas para idosos e pessoas com deficiência.

Nesse cálculo não foram contabilizadas as vagas destinadas às motos, que são medidas em metros e não em unidades. Na área do estacionamento regulamentado, 2.433 metros são para motocicletas, sendo que 56% estão localizadas no centro da cidade.

tabela de vagas

 

Se cerca de 4.500 infrações parece ser muito desrespeito dos condutores no trânsito para pouco mais de 150 dias, imagine então o total de infrações registradas pela Setran no período, de 304.554 infrações/notificações. Nas divisões pelos dias, seriam mais de duas mil infrações por dia, e mais de uma por minuto.

Do total de infrações entre janeiro a maio deste ano, 53,23% estão concentradas em apenas três tipos de infrações: transitar em velocidade até 20% da superior permitida, com 90.758 multas; estacionar em desacordo com a regulação no estacionamento rotativo, com 51.919 infrações e dirigir veículo e utilizar telefone celular ao mesmo tempo, com 19.445 infrações.

A lista de multas é comprida, com mais de 130 tipos de infrações cometidas pelos motoristas em Curitiba. Dentre elas, destacam-se: dirigir a ameaçando os pedestres que estejam atravessando em via pública; estacionar na área de cruzamento de vias e conduzir moto fazendo malabarismo equilibrando-se em uma roda. Confira abaixo uma lista com as que mais concentram infrações:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =