Governo concede 37 medalhas da Ordem do Pinheiro; apenas duas são para mulheres

AEN

O governador Beto Richa (PSDB) entrega nesta segunda-feira (19) 37 condecorações da Ordem Estadual do Pinheiro. Apenas duas delas são para mulheres.  Não fossem os nomes da presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro Felix, e da professora da rede estadual de ensino Carla Milene Knechtel, a lista dos agraciados com a mais alta condecoração concedida pelo governador seria estritamente masculina. 

A tendência do baixo reconhecimento às mulheres nas homenagens com a Ordem é histórica. Desde a instituição da comenda, em 1972, somente 13% das condecorações foram para mulheres — elas ficaram só com 72 das 546 medalhas concedidas pelos governadores paranaenses.

De acordo com o decreto de criação, a Ordem tem por objetivo “galardoar brasileiros e estrangeiros, civis, e militares que se hajam distinguido pela notoriedade do saber ou por serviços relevantes prestados ao estado do Paraná”. Em quatro décadas e meia de entrega da honraria, as mulheres mereceram apenas uma de cada dez condecorações.

O percentual de representatividade das mulheres entre os reconhecidos diminui ainda mais dependendo do grau da comenda, divididas originalmente em ordem decrescente entre Grã-cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Em 2012, por meio do decreto 5143/2012, o governador Beto Richa reduziu o número de comendas para: grã-cruz, grande oficial e comendador.

!function(e,t,i,n,r,d){function o(e,i,n,r){t[s].list.push({id:e,title:r,container:i,type:n})}var a=”script”,s=”InfogramEmbeds”,c=e.getElementsByTagName(a),l=c[0];if(/^\/{2}/.test(i)&&0===t.location.protocol.indexOf(“file”)&&(i=”http:”+i),!t[s]){t[s]={script:i,list:[]};var m=e.createElement(a);m.async=1,m.src=i,l.parentNode.insertBefore(m,l)}t[s].add=o;var p=c[c.length-1],f=e.createElement(“div”);p.parentNode.insertBefore(f,p),t[s].add(n,f,r,d)}(document,window,”//e.infogr.am/js/dist/embed-loader-min.js”,”58791e4e-e702-4a37-9a2c-474ee1761591″,”interactive”,””);

Dos 158 agraciados com a maior comenda, da classe Grã Cruz, apenas cinco são mulheres, ou cerca de 3%. Na sequência, na classe Grande Oficial, cerca de 6% são mulheres; na classe Comendador, 17%; na classe Oficial, 13%; e na classe Cavaleiro, a menor dentre as comendas, as mulheres representam 28% dos agraciados.

Proporcionalmente, o único governador que entregou mais comendas para mulheres que para homens foi Roberto Requião (PMDB): 54% das 42 homenagens realizadas durante seus governos.

Na sequência vem Mário Pereira, com 50% das medalhas, e José Richa, pai do atual governador, com 33% de comendas entregue às mulheres viagra ohne rezept kaufen auf rechnung. Excluindo os governadores que entregaram apenas uma comenda, na lanterna está Álvaro Dias (atualmente no PV), que na sua gestão agraciou 20 homens, e nenhuma mulher.

Os dois governadores que mais distribuíram as comendas da Ordem do Pinheiro estão entre os que proporcionalmente menos reconheceram mulheres. Jaime Lerner (atualmente sem partido) dedicou apenas 8% das honrarias para mulheres. Beto Richa (PSDB), responsável por mais de 50% das condecorações entregues pelo governo, premiou apenas 29 mulheres, pouco mais de 10% das medalhas que distribuiu.

Confira abaixo a lista total das mulheres agraciadas com a Ordem Estadual do Pinheiro.

!function(e,t,i,n,r,d){function o(e,i,n,r){t[s].list.push({id:e,title:r,container:i,type:n})}var a=”script”,s=”InfogramEmbeds”,c=e.getElementsByTagName(a),l=c[0];if(/^\/{2}/.test(i)&&0===t.location.protocol.indexOf(“file”)&&(i=”http:”+i),!t[s]){t[s]={script:i,list:[]};var m=e.createElement(a);m.async=1,m.src=i,l.parentNode.insertBefore(m,l)}t[s].add=o;var p=c[c.length-1],f=e.createElement(“div”);p.parentNode.insertBefore(f,p),t[s].add(n,f,r,d)}(document,window,”//e.infogr.am/js/dist/embed-loader-min.js”,”212dadeb-2a27-464b-bcaa-05ccfbdcb206″,”interactive”,””);

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =