O que Richa, Greca, Belinati, Cida Borghetti e Fábio Camargo têm em comum?

No dia da emancipação política do Paraná, em 19 de dezembro, o governador Beto Richa (PSDB) realizará a entrega oficial das comendas da Ordem do Pinheiro, a mais alta honraria fornecida pelo governo para “galardoar brasileiros e estrangeiros, civis, e militares que se hajam distinguido pela notoriedade do saber ou por serviços relevantes prestados ao estado do Paraná”. A lista foi publicada no Diário Oficial do Executivo desta segunda-feira (11) e pode ser verificada no decreto de nomeação dos homenageados.

Dentre os que receberão a honraria na cerimônia, que custará R$ 114 mil aos cofres do estado, estão o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), a vice de Richa, Cida Borghetti (PP), a ex-governadora e esposa do ex-prefeito de Londrina, Emília Belinati (DEM), o conselheiro do tribunal de contas, Fábio Camargo e o colega de partido e governador de Goiás, Marconi Ferreira Perillo Júnior (PSDB).

A lista atual é dividida entre os que receberão a medalha Classe Grã-Cruz, os que se enquadrarão na na medalha Grande Oficial e os homenageados com a medalha Comendador. São 76 nomes dentre os publicados neste ano. Além dos já citados, o rol dos novos agraciados contará com a presença do conselheiro do do Tribunal de Contas, Ivens Linhares; do desembargador do TRF, Fernando Quadros da Silva e dos desembargadores Renato Braga Bettega, Antonio Loyola Vieira e D’Artagnan Serpa Sá.

Na publicação contam ainda nomes de figuras como o Corregedor-geral no Paraná, Arion Rolim Pereira; o treinador de vôlei Bernardinho; o ministro do TST, Fernando Eizo Ono; o radialista e deputado estadual Luiz Carlos Martins; o presidente da Itaipu, Luiz Fernando Vianna; o presidente do grupo Malucelli, Sérgio Malucelli; o jornalista especializado em esporte automobilístico, Reginal Poliseli Leme e a irmã de Ayrton Senna e presidente do instituto com o mesmo nome do irmão, Viviane Senna Lalli.

Monarcas, acadêmicos, políticos de várias estirpes, militares, empresários e celebridades estão no rol de pessoas que receberam a comenda, instituída em 1972, pelo então governador Pedro Viriato Parigot de Souza, por meio do decreto 2877/72 .

Neste ano, o total de homenageados será o dobro do registrado em 2016, em que 36 pessoas foram condecoradas. Desde que foi instituída a honraria, já foram 622 nomes incluídos na lista da Ordem do Pinheiro, dos quais 62% pelo atual governador, ou seja, em menos de duas gestões Richa homenageou 386 pessoas.

Dos nomes que já receberam a medalha de Richa, destacam-se José Serra, João Dória, Fernando Henrique Cardoso, Ricardo Barros, Aécio Neves, Milton Neves e Galvão Bueno. Confira as postagens com as listas anteriores levantadas pelo Livre.jor clicando aqui e também aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =