Now Reading
Paraná ocupa quinta posição no ranking de transparência de dados da Covid-19

Paraná ocupa quinta posição no ranking de transparência de dados da Covid-19

Na quinta posição dentre os estados mais transparentes na divulgação da dados sobre a Covid-19, o Paraná atingiu média 90 no ranking desenvolvido pela Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus. O índice de transparência da Covid é aplicado desde abril deste ano pela OKBR, organização da sociedade civil, entusiasta da transparência pública e política de dados abertos.

Além do Paraná, ocupam o quinto lugar com 90 pontos no ranking Santa Catarina e o Governo Federal. Quatro estados atingiram a maior nota no índice desenvolvido pela OKBR. São eles Ceará, Goiás, Minas Gerais e Rondônia. Na outra ponta, as piores notas são de Amazonas e Mato Grosso, ambos com 45 pontos. Logo na sequência aparecem Roraima com 50 pontos, e Bahia com 55 pontos.

As notas correspondem ao levantamento registrado nesta quinta-feira (4). A coleta de informações para manutenção do ranking é periódica, e desde o início de abril já foram realizadas nove mensurações. Na primeira avaliação realizada pela OKBR, o Brasil ocupava a 15º posição no ranking com dez pontos, junto com os estados do Amapá, Espirito Santo, Paraíba, Santa Catarina e Sergipe.

See Also

Ao final de abril, o estado já tinha pulado para a sétima posição, com 79 pontos, alcançando a média atual no levantamento de 7 de maio. O próximo levantamento está programado para o dia 11 de junho. Para consolidar a nota, a OKBR usa três dimensões: Conteúdo (em que analisa a quantidade de dados diferentes coletados e divulgados, como nome, idade, sexo, doenças preexistentes etc), Granularidade (se dispõe isso em microdados e com capacidade de gerar localização) e Formato (se permite série histórica, se é fornecido em formato aberto etc). Confira o ranking no site da OKBR.

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

quinze − treze =