Quatro anos depois: confira as promessas dos prefeituráveis em 2012

TSE

Você se lembra das propostas do prefeito de sua cidade quando ele era candidato em 2012? Pois é, logo começam as convenções dos partidos e alguns dos hoje chefes do executivo municipal certamente serão candidatos à reeleição na corrida eleitoral que começará em breve.

Com isso, novas metas. Mas e as promessas anteriores, foram cumpridas? Só tem uma forma de saber, conferindo. Por isso juntamos no mapa abaixo o link das propostas dos candidatos enviados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nas últimas eleições municipais para candidatura.

Os documentos, todos compilado diretamente da área de divulgação das eleições de 2012, no site do TSE, não seguem um padrão de formatação de conteúdo, variando de uma até cerca de 50 páginas, alguns com ações concretas, como a construção de algum equipamento público, até medidas setoriais ou mais abstrata, como priorização de eixos de ações.

Contratar mais médicos, construir mai unidades de saúde, priorizar a agricultura familiar, substituir a frota de ônibus municipal, dar uniformes gratuitos para os alunos das escolas municipais. No papel, tudo. E na realidade?

Para acessar, basta clicar no seu município e no endereço que vai aparecer, baixar a proposta e comparar com a realidade de sua cidade. Apesar de apenas indicarem eixos e compromissos da candidatura, comparar o prometido com o cumprido já dá uma ideia da predisposição dos candidatos a atender ao plano.

A apresentação do documento com as propostas a serem defendidas pelos candidatos ao executivo é obrigatória para a investidura do cargo, e previsto na lei n.º 9.504, ou Lei das Eleições:

Art. 11. Os partidos e coligações solicitarão à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até as dezenove horas do dia 15 de agosto do ano em que se realizarem as eleições.

§ 1º O pedido de registro deve ser instruído com os seguintes documentos:

IX – propostas defendidas pelo candidato a Prefeito, a Governador de Estado e a Presidente da República.

Os documentos ficam à disposição da população, e podem ser acessados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se você não mora em uma das cidades da RMC e quer conferir as propostas do atual prefeito, basta acessar o sistema DivulgaCand do TSE das eleições de 2012.

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 18 =