Segunda maior acionista na Sanepar, Copel pede conversão de 44 milhões de ações

Em comunicado ao mercado, a Copel divulgou nesta sexta-feira (17) adesão ao programa de Units da Sanepar. Dona de 44 milhões de ações na empresa, equivalente a cerca de 9% do total da empresa de saneamento, a Copel é a segunda maior acionista na empresa. A conversão das ações integra plano da Sanepar em comercializar Units no mercado, conforme revela matéria publicada pela Gazeta do Povo. O jornal estima que mais de R$ 500 milhões serão arrecadados com a venda de ações.

Segundo documento da Sanepar que aprovou o programa, cada Unit é composto por quatro ações preferenciais e uma ação ordinária. A medida facilita das ações ordinárias, que são as que têm direito a voto, mas que não são as com preferência na distribuição de lucros. Com isso, as ações ordinárias têm baixa liquidez no mercado. Agrupar às preferenciais facilita a venda. E comercializar é o objetivo do programa, cuja proposta aprovada pelo Conselho de Administração da estatal prevê que, convertidas em Units, as ações sejam “admitidas à negociação na B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão”.

Uma das medidas do programa é a possibilidade de conversão de ações ordinárias em preferenciais na razão de um para um. E é isso que a Copel faz ao solicitar o agrupamento de todas as suas ações em Units. A participação na Sanepar é dividida em 36 milhões de ações preferenciais da Copel Holding, controladora da estatal de energia elétrica, e 7,9 milhões de ações ordinárias da Copel Comercialização, um das subsidiárias da empresa.

Após as conversões de ações ordinárias e preferenciais para atender a paridade quatro para um e o agrupamento em Units, a Copel Holding passará a ter 7,2 milhões de Units e a Copel Comercialização a 1,5 milhão, ou seja, 8,8 milhões no total. De acordo com a empresa, em junho passado a Copel possuía R$ 469,5 milhões registrados em seu ativo relacionado à participação no capital da Sanepar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 8 =