Dos R$ 101,5 milhões que o Governo do Paraná gastou em propaganda institucional no ano de 2015, R$ 42 mi foram para anúncios em redes de televisão. Jornais impressos ficaram com R$ 17 mi e R$ 16 mi foram para rádios. É o que mostra o levantamento concluído hoje (19) pelo Livre.jor, a partir da publicação de relatórios da Secretaria de Estado da Comunicação Social nas edições 9.504 e 9.637 do Diário Oficial do Estado.
Apesar de TVs, jornais e rádios concentrarem 75% dos gastos com propaganda, sobrou dinheiro para outros meios de comunicação: R$ 2,89 mi para revistas, R$ 1,47 mi para a internet, R$ 943 mil para “mídia exterior”, R$ 740 mil para “mídia alternativa” e R$ 90,5 mil pagaram outdoors. Pesquisas internas, registre-se, consumiram R$ 2 milhões – e nós acabamos de pedir detalhes dos estudos via Lei de Acesso à Informação (protocolo 10529/2016).
Algumas dessas categorias, como “produção eletrônica”, “produção gráfica” e mídias “exterior” e “alternativa” não são explicados na prestação de contas – que carece de uma nota técnica, em prol da transparência – e também foram objeto de pedido de informação (10532/2016).
A prestação de contas publicada pelo Governo do Paraná não especifica quanto cada emissora, diário ou site recebeu por veicular propaganda estatal, nem quanto as agências de publicidade cobraram pelo desenvolvimento das peças. Isso não pediremos por Lei de Acesso à Informação, pois dá para levantar de forma independente – só que vai demorar, pois são mais de 300 fornecedores (quer ajudar? pergunte-nos como!).
QUEM GASTOU MAIS?
A Secretaria de Estado da Comunicação Social, órgão da administração direta, foi a responsável por R$ 40,7 milhões em gastos com propaganda institucional. Depois aparecem Copel (R$ 21,8 milhões), Detran (R$ 13,8 milhões), Sanepar (R$ 13,8 milhões), Funsaúde (R$ 5,2 mihões), Compagás (R$ 2,5 milhões) e Fomento Paraná (R$ 1,6 milhões) – além de outros gastos menores.
Apesar de não serem órgãos da administração direta, os entes que aparecem na relação elaborada pela própria Secretaria de Estado da Comunicação Social como gastos com propaganda institucional do Governo do Paraná, são sociedades de economia mista, empresas públicas, autarquias estaduais e outros órgãos ligados ao Executivo.