Em janeiro deste ano, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) arquivou o inquérito  0046.10.000990-4, que buscava analisar as acusações de fraudes e formação de cartel em licitações do transporte público curitibano. Sete meses depois, o mesmo MP-PR indica que a Operação Riquixá, que investiga organização especializada em fraudar licitações de ônibus, está para desembarcar em Curitiba. 

Em matéria publicada na Gazeta do Povo nesta quinta-feira (31), o repórter Felippe Aníbal resgata todo o processo de investigação da Riquixá, e rememora as denúncias de irregularidades nas licitações da capital paranaense.

Neste embalo, o Livre.jor resolveu divulgar todo o inquérito arquivado no início de 2017. O arquivo, disponível aqui no #LivreLeaks, contém análises do MP, tabelas e dados sobre as empresas e sobre os contratos de licitação, e vários outros documentos, como os relatórios de órgãos públicos e de entidade da sociedade civil denunciando irregularidades no setor.

Recebemos os dados digitalizados de uma pessoa com acesso aos autos, mas eles poderiam ser requisitados no órgão por qualquer cidadão – desde que custeasse o valor das cópias. Aos números: são sete volumes e 47 pastas contendo anexos e apensos reunindo milhares de páginas acondicionadas em cem pastas, 248 arquivos zipados e em pdf. Portanto, 3,7 gigabytes sobre todo o processo.

Ali estão os relatórios completos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Curitiba sobre o Transporte Coletivo de Curitiba, o parecer técnico-jurídico, produzido por entidades sindicais (APP, Bancários, Apuf-PR, Senge e Sindurbano),  relatório do Tribunal de Contas apontando irregularidades e documentos de entidades do terceiro setor como o Movimento Passe Livre e a Sociedad Peatonal.

Curiosidade para saber como foi todo o processo, análises e ponderações das entidades, órgãos, empresas, Urbs, prefeitura e MP? Então clique aqui e confira todos os volumes, e clique aqui para ter acesso aos apensos. Boa leitura!

You May Also Like

Quantas pessoas gays, lésbicas e trans vivem nas cidades do Paraná?

“Quando o Estado brasileiro nega o Censo [à população LGBTQIA+], nega a…

Cadê a sua? Paraná é o 2º estado do país com mais lanchas por habitante

Com 11,4 milhões de habitantes e 33,1 mil lanchas registradas na Marinha…

Com Uber ou sem? Algumas informações sobre o aplicativo e seus rivais em Curitiba

A Câmara de vereadores aprovou, em primeiro turno, um projeto de lei…

89 municípios foram criados no Paraná depois da redemocratização

Apareceu no Serviço de Informação ao Cidadão do IBGE (Instituto Brasileiro de…