Desde que o novo mandato dos 54 deputados estaduais iniciou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) foram apresentados mais de uma centena de projetos de leis. Na média, daria dois projetos por parlamentar. Na prática, apenas 60% dos deputados protocolaram projetos junto à Casa de Leis.
Os políticos mais antigos de Casa assumiram a liderança em termo de projetos apresentados. São responsáveis por 75% da produção legislativa até agora. Empatados em primeiro lugar estão os deputados Anibelli Neto (MDB) e Ricardo Arruda (PSL), com 11 projetos cada, seguidos da Cantora Mara Lima (PSDB) e do Professor Lemos (8) com 8 projetos cada.
Dentre os dez parlamentares com maior número de projetos, dois calouros na Alep estão na lanterna da lista, com 3 projetos cada. São eles os deputados Michele Caputo e Alexandre Amaro.
Dos projetos protocolados, 27% são para incluir festas em calendário oficial do governo estadual, concessão de título, para nomear logradouros e prédios públicos, e denominação de utilidade pública a instituições e organizações.