Captura de Tela 2016-06-21 às 16.28.39
Detalhe da edição, segundo o Brasil WikiEdits

O robô Brasil WikiEdits alertou, nesta terça-feira (21), que o verbete sobre o ex-deputado e ex-ministro do Tribunal de Contas da União Humberto Souto (PPS-MG) na Wikipedia foi alterado apartir da rede de informática da Câmara dos Deputados para que se incluísse a informação de que ele “é considerado o candidato amplamente favorito nas eleições de 2016 para prefeito de Montes Claros”.

Souto, que ocupou assento no TCU entre 1995 e 2004, por indicação do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), começou na política pela Arena, partido de situação da ditadura militar.

O verbete ainda informa que Souto tentou, sem sucesso, ser prefeito de Montes Claros – cidade de quase 400 mil habitantes localizada no norte de Minais Gerais, a 422 quilômetros de Belo Horizonte – em 2012. Ele também fracassou na tentativa de conseguir um mandato de deputado federal em 2014 – terminou primeiro suplente de uma coligação que inclui PDT e PV.

Serviços como o IP Location confirmam que o IP 200.219.132.104, de onde partiu a edição, pertence à rede de computadores da Câmara dos Deputados.

Assim, inquirimos a Câmara a respeito, via Lei de Acesso à Informação. Perguntamos se a casa tem condições de identificar o terminal de computador de que partiu a edição, bem como o usuário que a fez, e que providências a Câmara tomará a respeito. Assim que tivermos respostas, publicamos aqui.

Atualização (em 24/6): Procurado, o ex-deputado Humberto Souto disse o seguinte, via Facebook: “Não sou deputado na atual legislatura e não tenho conhecimento dos acontecimentos que você relata. Na data que você cita, 21 de junho corrente, eu estava em Montes Claros”.

Em destaque

Estudo mostra Ilha do Mel desfigurada pela subida do mar já em 2030

Queridinha dos paranaenses quando o assunto é praia e conexão com a…

Maçonaria, Lula, Bolsonaro, Lava Toga: monitor de fake news do CNJ já desmentiu 46 notícias falsas

É do dia 25 de fevereiro a última mentira sobre o Poder…