Now Reading
Conheça os finalistas do 3º Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca

Conheça os finalistas do 3º Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca

O 3º Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca teve 24 inscritos em 2021, que agora corajosamente disputam o título de pessoas mais impertinentes aos pavilhões auditivos dos poderosos. Foram 16 inscritos na categoria Profissional, 5 concorrentes ao Troféu Rastilho e 3 na categoria Universitária. Hoje nós divulgamos os finalistas, confirmando que os vencedores serão conhecidos no dia 25 de outubro, pelas redes sociais da Livre.jor.

O total de inscritos baixou, mas é fácil de explicar o porquê: maldita pandemia. Tivemos pouquíssimos inscritos na categoria Universitária, que de 2019 para 2020 tinha aumentado de 13 para 20 competidores- e em 2021 despencou para apenas três. Para nossa sorte, todos esses inscritos são interessantes e disputam o brevê de “moscas”, já praticando manobras ousadas para quando alçarem vôos pela carreira profissional.

Na Profissional, os 16 concorrentes não devem nada aos seus predecessores. Foi difícil até afunilar a lista de finalistas para os onze relacionados abaixo. Tirar cinco machucou o coração, pois foi muito mais difícil que nos anos anteriores.

No ano de estreia, em 2019, foram 15 reportagens inscritas na categoria Profissional e o grande prêmio foi dado à reportagem “Os laços familiares do clã Bolsonaro”, de Juliana dal Piva e equipe, para O Globo e Época. No ano passado, com 20 competidores, venceu “A Mão Invisível das Milícias“, de Igor Mello e Lola Ferreira, para o UOL. Calculem o que vem por aí.

A primeira edição do Troféu Rastilho foi dada à Fiquem Sabendo, pelo esforço de desaprisionar dados das pensionistas civis do governo federal. Poxa vida, a gente inventou esse prêmio para a Fiquem Sabendo, mas neste ano ela tem concorrência à altura. Todos os inscritos foram alçados ao posto de finalistas, nessa categoria que tem a particularidade de aceitar concorrentes não-jornalistas.

A seguir, os finalistas, por ordem de inscrição.

OS DEZ ONZE FINALISTAS DA CATEGORIA PROFISSIONAL
“Hospital da polícia militar do RS testou proxalutamida sem autorização da Anvisa em pacientes com Covid-19”, de Pedro Nakamura, para a Matinal.
https://www.matinaljornalismo.com.br/matinal/reportagem-matinal/proxalutamida-hospital-militar-covid-porto-alegre/

“Nogueira gasta R$ 19,3 milhões com publicidade e propaganda em três anos”, série de reportagens de Cristiano Pavini, para o Farolete.
https://farolete.info/assessor-contratos-publicos-socios-e-campanha-de-nogueira-conheca-a-teia-da-publicidade/

“Nise Yamaguchi e irmãos tiveram reuniões secretas com a cúpula do Ministério da Saúde”, apuração de Paulo Motoryn, para o The Intercept Brasil.
https://theintercept.com/2021/05/31/cpi-nise-yamaguchi-reunioes-secretas-pazuello-cloroquina/

“Exército impõe 100 anos de sigilo para processo administrativo de Pazuello”, série de reportagens de Francisco Leali, para O Globo.
https://oglobo.globo.com/politica/exercito-impoe-100-anos-de-sigilo-para-processo-administrativo-de-pazuello-1-25050551

“Registros mostram 400 filhas pensionistas de militares como sócias de empresas milionárias”, de Judite Cypreste, para o Metrópoles.
https://www.metropoles.com/brasil/registros-mostram-400-filhas-pensionistas-de-militares-como-socias-de-empresas-milionarias

“Governo Bolsonaro tem 99 militares comissionados na gestão socioambiental”, de Taís Seibt e Maria Vitória Ramos, para o Achados e Perdidos, projeto da Abraji e Transparência Brasil em parceria com a Fiquem Sabendo.
https://fiquemsabendo.com.br/meio-ambiente/militares-gestao-socioambiental/

“860 estrangeiros foram resgatados de trabalho escravo nos últimos 14 anos”, na newsletter Don’t LAI to me, da Fiquem Sabendo.
https://fiquemsabendo.substack.com/p/860-estrangeiros-foram-resgatados

“Itamaraty ocultou telegramas que mostram apoio de Bolsonaro à importação de cloroquina”, na newsletter Don’t LAI to me, da Fiquem Sabendo.
https://fiquemsabendo.substack.com/p/itamaraty-ocultou-telegramas-que

“Prefeitura SP: Bruno Covas cumpriu só 41% das metas prometidas para o 1º mandato”, de Marcela Duarte, Ítalo Rômany e Maurício Moraes, para a Agência Lupa.
https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2021/01/01/prefeitura-sp-covas-plano-metas/

“Inocentes presos, radiografia das prisões injustas e quem são as suas vítimas”, Artur Rodrigues, Rogério Pagnan e Rubens Valente, para a Folha de São Paulo.
https://temas.folha.uol.com.br/inocentes/

“Desmatamento e água contaminada, o lado obscuro do óleo de palma ‘sustentável’ da Amazônia”, de Karla Mendes, para a Mongabay.
https://brasil.mongabay.com/2021/03/desmatamento-e-agua-contaminada-o-lado-obscuro-do-oleo-de-palma-sustentavel-da-amazonia/

OS CINCO CONCORRENTES DO TROFÉU RASTILHO
TERRITÓRIOS DE EXCEÇÃO, violação de direitos e uso de helicópteros policiais no Rio de Janeiro.
MediaLab.UFRJ e Agência Autônoma, em parceria com Redes da Maré, Fogo Cruzado, Pista News, Witness e Rede LAVITS.
https://documental.xyz/pt/intervencao

PROJETO 7CO, recupera e divulga, diariamente, tweets que foram apagados por diversos atores políticos brasileiros.
Iniciativa de Lucas Lago, tecnologista em prol do interesse público.
https://projeto7c0.com.br/
https://twitter.com/projeto7c0

MONITOR NUCLEAR, analisa tendências e engajamento de mais de 500 perfis dos políticos brasileiros.
Iniciativa do Núcleo, com Volt Data e equipe.
https://www.nucleo.jor.br/monitor/

DADOS VIRAIS, relatório desvenda os riscos à privacidade na forma como governos usaram “soluções tecnológicas” durante a pandemia.
Iniciativa da Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa, com coordenação de Daniela Eilberg e Eduardo Goulart de Andrade.
https://osdadosvirais.dataprivacybr.org/

PENSIONISTAS MILITARES, depois de muita briga junto ao Tribunal de Contas da União, foi aberta a “caixa-preta” dos pagamentos de pensão a parentes de militares.
Esforço de desaprisionamento de dados da Fiquem Sabendo.
https://fiquemsabendo.substack.com/p/nova-denuncia-da-fiquem-sabendo-obriga

OS TRÊS FINALISTAS DA CATEGORIA UNIVERSITÁRIA
“Curitiba interrompe vacinação contra covid-19 sete vezes por falta de doses”, de Letícia Morelli (PUCPR).
https://www.plural.jor.br/noticias/vizinhanca/curitiba-interrompe-vacinacao-contra-covid-19-sete-vezes-por-falta-de-doses/

“TUNNEL LINNER, pra toda vez que chover”, de Írion Martins (UFS).
https://drive.google.com/file/d/1n0ku5h5b1nhB5yf_rZEusWTD4_lpIPZF/view?usp=drivesdk

“Como os vereadores votam”, de Jenifer Ribeiro (Universidade Positivo).
http://comosvereadoresvotam.com.br/index.html

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

19 − um =

Desde 2014 ricocheteando no pavilhão auditivo dos poderosos.

Scroll To Top