Arquivo/AEN

O político Ratinho Júnior (PSD) teria uma reeleição fácil para o governo do Paraná, provavelmente já no primeiro turno, se conseguisse manter a centro-direita unida no estado. Para isso, bastava um acordo tácito com Alvaro Dias (Podemos), que em 2022 buscará a reeleição para o Senado, unindo bolsonaristas e lavatistas.

Mas Jair Bolsonaro ungiu Paulo Martins (PL) como seu candidato de estimação ao Senado e, se o preço político disso ainda é incerto, barato é que não vai custar.

O Senado é peça central para a estratégia bolsonarista de, em um eventual segundo mandato presidencial, ter maioria na Casa para ameaçar o Supremo Tribunal Federal (STF) com a cassação dos seus ministros. E só vai ameaçar o STF, em nome do Jair, aqueles que lhe têm fidelidade canina. Daí é óbvio que ele prefira Paulo Martins a Alvaro Dias, mesmo que isso atrapalhe Ratinho Júnior.

Com Bolsonaro bancando seu nome, Paulo Martins só pode crescer em uma direção: tirando votos de Alvaro Dias. Os dois são muito diferentes, mas no frigir dos ovos a verdade é que eles brigam pelo mesmo eleitor de centro-direita. É um confronto direto. E dificilmente Ratinho Júnior conseguirá convencê-los da sua neutralidade, ainda mais quando o PP não abandonou o nome de Guto Silva para ser o senador da sua chapa.

Sabendo que vai ser uma briga violenta por cada voto antipetista do Paraná, seria burrice acreditar que Alvaro Dias e Paulo Martins não mobilizarão todos recursos à disposição para vencer o pleito. O óbvio, então, é que montem chapas completas para as eleições majoritárias, com candidatos ao governo que dêem sustentação às campanhas deles ao Senado. Viram o drama?

Aquela  que seria uma eleição plebiscitária entre Ratinho Júnior e o neopetista Requião agora pode ter candidatos do Podemos e do PL dividindo a raia da centro-direita. Convenhamos que um Flávio Arns e um eventual Filipe Barros concorrendo ao Palácio Iguaçu tirarão ao menos 10% dos votos que, sem o fuzuê armado por Bolsonaro, iriam naturalmente para a reeleição do atual governador.

Duvida? Olhe a última pesquisa de intenção de voto no Paraná.

Quando as urnas eletrônicas darem o resultado do primeiro turno é que saberemos qual foi o Custo Paulo Martins para a candidatura Ratinho Júnior. Deixem as apostas nos comentários.

Quer saber a opinião das moscas da Livre.jor? Ouça no link! Rafael Martins, João Frey e José Lázaro Jr., com a participação de Roger Pereira, debulharam todos os cenários imagináveis a partir da pesquisa IRG. Em um deles, Ratinho Júnior não vai nem pro segundo turno…

Em destaque