Em novembro do ano passado, depois de anos de trabalho do senador Alvaro Dias para formalizar a Lava Jato como um força política, Sergio Moro filiou-se ao Podemos. Naquele mês, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, o partido tinha 28.440 filiados no Paraná. No mês anterior, tinha sete a mais. Em dezembro, perdeu mais oito filiados.
Não foi um bom resultado para o partido, especialmente considerando que a filiação aconteceu quando Moro ainda era paranaense – antes do batizado com sanduíche de mortadela no Mercado Municipal de Sampa.
Assim como a filiação, a desfiliação de Moro, no fim de março deste ano, não gerou grandes movimentações no diretório estadual do Podemos.
A situação é parecida no atual partido do ex-juiz, o União Brasil. como a legenda é recente, resultado da fusão do PSL com o DEM formalizada em fevereiro, a base de comparação é menor. Em março, o partido tinha 71.054 filiados no Paraná. No levantamento mais recente, de maio, já com Moro na sigla, o número de filiados teve leve queda e foi para 70.896.