Evento de filiação de Moro ao Podemos, em Brasília. Foto: Mariana Alves

Em novembro do ano passado, depois de anos de trabalho do senador Alvaro Dias para formalizar a Lava Jato como um força política, Sergio Moro filiou-se ao Podemos. Naquele mês, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, o partido tinha 28.440 filiados no Paraná. No mês anterior, tinha sete a mais. Em dezembro, perdeu mais oito filiados.

Não foi um bom resultado para o partido, especialmente considerando que a filiação aconteceu quando Moro ainda era paranaense –  antes do batizado com sanduíche de mortadela no Mercado Municipal de Sampa.  

Assim como a filiação, a desfiliação de Moro, no fim de março deste ano, não gerou grandes movimentações no diretório estadual do Podemos. 

A situação é parecida no atual partido do ex-juiz, o União Brasil. como a legenda é recente, resultado da fusão do PSL com o DEM formalizada em fevereiro, a base de comparação é menor. Em março, o partido tinha 71.054 filiados no Paraná. No levantamento mais recente, de maio, já com Moro na sigla, o número de filiados teve leve queda e foi para 70.896. 

Em destaque

Quantas pessoas gays, lésbicas e trans vivem nas cidades do Paraná?

“Quando o Estado brasileiro nega o Censo [à população LGBTQIA+], nega a…

Estudo mostra Ilha do Mel desfigurada pela subida do mar já em 2030

Queridinha dos paranaenses quando o assunto é praia e conexão com a…

Renúncia de impostos será de R$ 20,8 bilhões em 2024 no Paraná

Política agressiva de desoneração fiscal de Ratinho Júnior atinge R$ 20,8 bilhões em renúncia de impostos em 2024 no Paraná.