O município de Sarandi, localizado na região metropolitana de Maringá, é o 7º no ranking de cidades mais transparentes do país. É o que aponta o último levantamento do Escala Brasil Transparente (EBT), avaliação realizada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) para mensurar o grau de transparência pública de municípios e estados brasileiros.
Três cidades do Espirito Santo estão entre as cinco mais bem avalizados pela CGU. São eles o município de Serra, que assume o topo da lista com nota 9,95. Depois, a capital, Vitória, com 9,85 pontos, e Vila Velha, vizinha à capital, com 9,77. Na metodologia da CGU, Sarandi atingiu 9,71 pontos.
Com pouco mais de 100 mil habitantes, a cidade ficou à frente da capital paranaense na lista. No ranking da CGU, Curitiba ficou em nono lugar, com 9,67 pontos.
Esta é a quarta avaliação realizada pelo órgão federal nos últimos anos. No entanto, na atual edição, a Controladoria ampliou a metodologia para “contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa”’.