Conforme o prometido, segue quanto gastou cada órgão da administração direta e indireta do governo do Paraná gastou com publicidade em 2014 – segundo os balanços trimestrais publicados no Diário Oficial do Estado.
No quesito publicidade institucional (não-obrigatória), 16 órgãos gastaram R$ 79 milhões no ano passado. Lideram a lista a Secretaria de Estado da Comunicação Social (R$ 34,8 milhões), Copel (R$ 15 milhões), Detran-PR (R$ 9 milhões) e Sanepar (R$ 8,5 milhões). Alguns gastos ocasionais chamam a atenção, então faremos pedidos de informação nos próximos dias, podem deixar.
Quanto à publicidade legal (obrigatória, por se tratar de documentos relacionados a licitações, por exemplo), 94 órgãos gastaram R$ 12,89 milhões – uma diferença visível, hein, para o quesito anterior. Sanepar e Copel lideram aqui, com despesas de R$ 1,85 milhão e R$ 1,7 milhão, respectivamente. Óbvio que essa longa lista também desperta alguma curiosidade, então motivará outros pedidos de informação.
Por ora, fica uma reflexão: a Secretaria de Estado da Comunicação Social, que gastou R$ 34,8 milhões em publicidade institucional, só precisou de R$ R$ 5,5 mil para sua publicidade legal. Quem quiser a planilha em formato aberto, basta pedir por mensagem. Se alguém achar algum erro nos dados, favor avisar que trataremos de corrigir.