Cerca de 2/3 da população é contra Governo Federal privatizar estatais

Mais de 65% dos brasileiros são contra privatizações de empresas públicas por parte do Governo Federal. Os dados são da pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência ao Ibope com o objetivo de “orientar comunicação sobre a desestatização da Eletrobras”.

Além de sondar sobre a impressão da população sobre privatização, o governo também buscou se informar sobre a aprovação ou não de termos como desestatização, parceria público privada (PPP) e concessões. Segundo os dados, o termo que  mais agradou os entrevistados foi PPP, com 68% de aprovação.

Na outra ponta, desestatização teve apenas 27% de aprovação, e privatização ficou com 26% de aprovação. Tirando PPP, todos os demais termos foram considerados negativos pelos entrevistados, segundo a pesquisa.

Seguindo a tendência dos dados, a privatização da Eletrobrás não foi bem recebida pelos entrevistados, reunindo 55% de rejeição. Cerca de 10% afirmou não ser contra ou a favor ou não saber uma resposta para a pergunta, e 36% afirmou ser favorável à privatização da estatal.

Apesar da maioria ser contrária à venda da empresa, 80% diz aprovar a manutenção da estatal com participação do governo e “convidar mais investidores para aplicar dinheiro na empresa”. Além disso, 45% dos entrevistaram afirmaram achar que o fornecimento de energia melhoraria se a empresa fosse administrada pela iniciativa privada.

A contradição é reforçada ainda com a afirmação de 45% dos entrevistados de que a Eletrobras seria mais eficiente mantendo sob administração do governo, e da percepção de 49% dos entrevistados de que a conta de luz aumentará caso a estatal passasse a ser administrada por empresas privadas. Dá uma conferida nos dados no relatório completo do levantamento do Ibope para o governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =