Gasto com propaganda é 10 vezes maior que custo da publicidade obrigatória

No ano de 2016 o Governo do Paraná gastou dez vezes mais com propaganda do que com publicidade legal – que é a divulgação de avisos, balanços, relatórios e outros comunicados que órgãos e entidades da administração estão obrigados a tornar públicos por força de lei ou de regulamento. Foram R$ 131 milhões com propaganda e R$ 13 milhões com publicidade legal, somando R$ 144 milhões com divulgação no ano passado.

Já tínhamos revelado os gastos do Governo do Paraná com propaganda em 2016, só que agora obtivemos informações complementares via Lei de Acesso à Informação. Em um desses pedidos, a Secretaria de Comunicação Social nos disse que, apesar de os dados sobre publicidade legal não serem mais publicados no Diário Oficial do Estado, eles estão disponíveis para consulta no site do órgão (link aqui). Foi assim que atualizamos a tabela com o total de gastos com divulgação do Estado desde 2011.

Assim foi possível perceber que, também em 2015, o gasto com propaganda foi dez vezes maior que a despesa com publicidade legal. Dos R$ 112 milhões desembolsados pelo Governo do Paraná nisto, a divulgação obrigatória dos atos oficiais custou “apenas” R$ 10,6 milhões. Sanepar e Copel são os órgãos estaduais que mais gastaram divulgando publicidade legal – respectivamente R$ 2,296 milhões e R$ 1,9 milhão no ano passado – seguidas pelo Detran. O Departamento de Trânsito do Paraná dobrou o gasto com publicidade legal de 2015 para 2016, passando de R$ 838 mil para R$ 1,785 milhão.

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