Gastos com pessoal: municípios do PR gastam em média 4,6 vezes mais do que arrecadam

No último dia 15 de maio, o Governo do Paraná, em uma matéria divulgada pela Agência Estadual de Notícias, disse aplicar 9 de cada dez reais que o estado arrecada, em gastos com pessoal. Aplicando o mesmo cálculo aos municípios do Paraná, percebe-se que apenas 9, das 399 cidades do estado estão em uma situação melhor que a exposta pelo governo estadual.

A média em todo o Paraná é que os municípios gastem com o pagamento da folha quase 4,6 vezes aquilo que têm capacidade de arrecadar autonomamente. No estado, 31 cidades gastam com pessoal mais de dez vezes o valor que arrecadam sozinhas.

As situações mais preocupantes estão nos pequenos municípios. Destas 31 cidades que gastam mais de dez vezes o que arrecadam com o pagamento da folha, a maior delas é Goioxim, no centro-oeste do estado, que de acordo com IBGE, tem uma população estimada em 7. 553 habitantes.

A maior discrepância entre o valor que o município tem capacidade de arrecadar e o que destina a sua folha de pagamento está na cidade de Nova Aliança do Ivaí, que tem cerca de 1.500 habitantes. Em 2012, o município arrecadou, excluídas as transferências de recursos, 127.897 reais, e o valor da folha de pagamento ficou em 3.408.404 reais.

Por outro lado, os municípios que arrecadam mais que o valor que gastam para o pagamento de pessoal, se enquadram em três situações distintas: há os que recebem royalties da usina de Itaipu, portanto acabam tendo uma receita bem elevada; as cidades do litoral, que costumam cobrar um IPTU mais caro, e com isso tem uma receita maior; e, por fim, os grandes municípios do estado, que por conta da atividade econômica acabam tendo uma grande capacidade de arrecadar recursos.

Este assunto foi tema da coluna do Livre.jor na rádio Band News Fm Curitiba, que você pode escutar aqui.

Este cálculo foi feito com dados de 2012, que é a última versão disponível do Finbra, documento do Governo Federal que consolida dados financeiros dos municípios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + dez =